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Authors
Abstract(s)
A COVID-19 trouxe mudanças significativas para o ensino superior, desafiando as
universidades a adaptarem-se rapidamente a novas formas de ensino e de gestão de recursos.
A transição para o ensino remoto, aliada às restrições orçamentais, colocou à prova a
eficiência das instituições, forçando-as a rever processos, maximizar a utilização de recursos
e garantir a qualidade do ensino e da investigação durante esta crise pandémica.
Esta dissertação tem como objetivo avaliar a eficiência do ensino superior europeu
durante a crise pandémica, identificando ineficiências nas universidades europeias e
analisando o impacto que a pandemia teve sobre elas. Para atingir este objetivo, foi
selecionada uma amostra de 30 universidades europeias, nos anos de 2019 e 2020, abordando
duas perspetivas: operacional e financeira. A metodologia utilizada para medir a eficiência
das universidades foi a Value-Based Data Envelopment Analysis, desenvolvida por Gouveia,
Dias e Antunes (2008), complementada por um Índice de Produtividade Total dos Fatores,
que permitiu medir a variação da produtividade ao longo do tempo.
Os resultados obtidos sugerem que a crise pandémica poderá ter tido um impacto
positivo na eficiência das universidades. Na perspetiva operacional, em 2019, foram
identificadas 16 universidades eficientes, número que aumentou para 19 em 2020. Na
perspetiva financeira, 17 instituições foram consideradas eficientes em 2019, aumentando
para 18 em 2020. Os dados indicam que, em tempos de crise pandémica, para alcançar a
eficiência operacional, as universidades devem minimizar o número de estudantes de
doutoramento e maximizar o número de licenciados e graduados em mestrados e mestrados
integrados. No plano financeiro, a eficiência poderá ser alcançada através da minimização
das despesas de capital, já que a transição para o ensino remoto reduz os custos com
eletricidade, água e outros serviços operacionais.
Description
Keywords
Covid-19 Eficiência Ensino superior Value Based DEA Operacional Financeiro