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Abstract(s)
Este estudo investiga a relação entre vocação profissional e florescimento nos Educadores de Infância, analisando o impacto nas suas atitudes, comportamentos e práticas educativas. A pesquisa abrange uma amostra de 312 Educadores de Infância e examina, através de objetivos específicos, de que forma a vocação e os estados afetivos influenciam o florescimento e a qualidade pedagógica.
Os resultados indicam que sentir o trabalho como uma vocação está associado a maiores emoções positivas e bem-estar, refletindo-se em práticas pedagógicas mais colaborativas e centradas na criança. Embora a relação entre vocação e florescimento seja modesta, ela é significativa e revela que afetos positivos desempenham um papel crucial na criação de ambientes educativos mais eficazes. Constatou-se também uma relação subtil entre o florescimento e a criação de oportunidades para a autonomia das crianças em idade pré-escolar.
O estudo contribui para a teoria ao aprofundar a compreensão das relações entre vocação, afetos e práticas, e sugere intervenções e políticas que promovam o florescimento profissional dos Educadores de Infância.
