Publication
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
| dc.contributor.advisor | Ruivo, Isabel Maria Silva | |
| dc.contributor.author | Pinheiro, Cátia Alexandra Rica Correia da Mota Sá | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-30T14:03:06Z | |
| dc.date.available | 2025-10-30T14:03:06Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-08 | |
| dc.description.abstract | Este Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre temáticas inerentes à investigação em Educação, a partir da análise crítica das experiências que vivi ao longo dos Estágios I, II, III e IV, realizados entre outubro de 2023 e julho de 2025. Estes estágios integraram o plano de estudos do Mestrado em Educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. A apresentação, defesa e aprovação do presente relatório constituem um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. O relatório está organizado em quatro capítulos principais: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. No primeiro capítulo, apresento uma reflexão crítica sobre dez aulas particularmente marcantes no âmbito da minha prática pedagógica. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas por mim elaboradas: quatro dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal. O terceiro capítulo inclui quatro instrumentos de avaliação, acompanhados da respetiva análise dos resultados obtidos pelos alunos, dos dois ciclos, ao longo dos quatro semestres de estágio. Por fim, o quarto capítulo apresenta uma proposta de intervenção no âmbito da Educação Ambiental, intitulada Horta Pedagógica: Educar para a Sustentabilidade em Contexto Escolar. Este projeto procurou aproximar a escola da natureza, através de práticas como a preparação da terra, a sementeira, o acompanhamento do crescimento das plantas e a colheita dos produtos. Mais do que cultivar uma horta, pretendeu-se cultivar o respeito pelo ambiente, a consciência ecológica e o envolvimento ativo da comunidade educativa. Concluo este relatório com uma reflexão pessoal e crítica sobre o meu percurso formativo, destacando os momentos que mais contribuíram para o meu crescimento profissional e os desafios que me ajudaram a construir uma identidade docente mais consciente e sólida. | por |
| dc.identifier.tid | 204028620 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/59470 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | relatório | |
| dc.subject | educação pré-escolar | |
| dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | |
| dc.subject | português | |
| dc.subject | história | |
| dc.subject | geografia | |
| dc.subject | ensino do 2º ciclo do ensino básico | |
| dc.title | Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
