Repository logo
 
Publication

O papel do lúdico na aprendizagem da matemática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPaiva, Ana
dc.contributor.authorBandeira, Andreia
dc.date.accessioned2016-03-14T19:28:15Z
dc.date.available2016-03-14T19:28:15Z
dc.date.issued2015-07-13
dc.description.abstractO presente relatório final contribui para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem da matemática. Neste sentido, foi feita uma abordagem teórica de aspetos relacionados com a utilização das estratégias lúdicas na abordagem da matemática e a pertinência do ambiente em sala de aula para a utilização deste tipo de estratégias. Este estudo foi complementado com a análise de atividades implementadas numa sala do 2.º ano do Ensino Básico, na qual realizei a minha prática do ensino supervisionado (PES). A análise de caráter qualitativo teve por base documentos recolhidos no decorrer da PES, algumas notas de campo e ainda memórias vivenciadas e observações que foram registadas nas planificações. Foi essencial escolher tarefas nas quais tive a oportunidade de utilizar estratégias lúdicas. A análise da atividade desenvolvida partiu destas tarefas e permitiu constatar que o grupo aderiu bem a este tipo de atividades. Foi também possível perceber que o fator ambiente de sala de aula pode influenciar no sucesso das atividades e consequentemente no sucesso da aquisição de conhecimentos.pt_PT
dc.identifier.tid201075636pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12303
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.titleO papel do lúdico na aprendizagem da matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Prática de Ensino Supervisionadopt_PT

Files