Publication
Autoavaliação de soft skills em enfermagem: construção e validação de conteúdo de um instrumento
dc.contributor.author | Beltran, Rebeca Iwankiw Lessa | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Karla Crozeta | |
dc.contributor.author | Peres, Aida Maris | |
dc.contributor.author | Nunes, Elisabete Maria Garcia Teles | |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T10:14:13Z | |
dc.date.available | 2025-04-22T10:14:13Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Objetivo Construir e validar um instrumento para autoavaliação de soft skills em liderança autêntica de enfermagem. Métodos Pesquisa metodológica desenvolvida em três etapas: revisão de literatura, elaboração do instrumento intitulado “LEADERSKILLS” e validação de conteúdo do instrumento com experts, usando a Técnica Delphi Online. A primeira etapa foi composta por duas revisões narrativas. A segunda etapa incluiu um teste piloto ao desenvolvimento do instrumento contendo a descrição narrativa das soft skills mais relevantes (relacionadas ao exercício da liderança autêntica do enfermeiro) que foram apresentadas pela revisão narrativa da literatura. A terceira e última etapa incluiu a alteração do instrumento após as considerações realizadas pelos experts. Resultados O painel de experts da primeira rodada foi composto por 13 participantes. Das 17 questões de múltipla escolha avaliadas na primeira rodada, só duas (pertencentes aos componentes conteúdo e linguagem) não obtiveram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥0,85. A primeira questão era sobre a compreensão inadequada do que seriam os títulos e subtítulos do “LEADERSKILLS” e a segunda era sobre clareza e objetividade do instrumento. As principais sugestões dos juízes estavam concentradas nos componentes conteúdo, linguagem e layout. A segunda rodada foi composta pela resposta de cinco experts, sendo possível alcançar o consenso das questões obtendo IVC ≥0,80. Conclusão O instrumento construído para desenvolver soft skills em enfermagem foi considerado válido quanto ao conteúdo, layout, linguagem, motivação e cultura, alcançando avaliação coerente e aplicabilidade ao público-alvo. | por |
dc.identifier.citation | Beltran, R. I. L., Figueiredo, K. C., Peres, A. M., & Nunes, E. M. G. T. (2024). Autoavaliação de soft skills em enfermagem: construção e validação de conteúdo de um instrumento. Acta Paul Enferm, 37, eAPE001052. | |
dc.identifier.doi | 10.37689/acta-ape/2024AO0001052 | |
dc.identifier.issn | 1982-0194 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57682 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | UNIFESP | |
dc.relation.hasversion | https://acta-ape.org/article/autoavaliacao-de-soft-skills-em-enfermagem-construcao-e-validacao-de-conteudo-de-um-instrumento/ | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Autoteste | |
dc.subject | Enfermagem | |
dc.subject | Estudo de validação | |
dc.subject | Habilidades sociais | |
dc.subject | Liderança | |
dc.title | Autoavaliação de soft skills em enfermagem: construção e validação de conteúdo de um instrumento | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 37 | |
oaire.citation.startPage | eAPE001052 | |
oaire.citation.title | Acta Paulista de Enfermagem | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |