Repository logo
 
Publication

Autoavaliação de soft skills em enfermagem: construção e validação de conteúdo de um instrumento

dc.contributor.authorBeltran, Rebeca Iwankiw Lessa
dc.contributor.authorFigueiredo, Karla Crozeta
dc.contributor.authorPeres, Aida Maris
dc.contributor.authorNunes, Elisabete Maria Garcia Teles
dc.date.accessioned2025-04-22T10:14:13Z
dc.date.available2025-04-22T10:14:13Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractObjetivo Construir e validar um instrumento para autoavaliação de soft skills em liderança autêntica de enfermagem. Métodos Pesquisa metodológica desenvolvida em três etapas: revisão de literatura, elaboração do instrumento intitulado “LEADERSKILLS” e validação de conteúdo do instrumento com experts, usando a Técnica Delphi Online. A primeira etapa foi composta por duas revisões narrativas. A segunda etapa incluiu um teste piloto ao desenvolvimento do instrumento contendo a descrição narrativa das soft skills mais relevantes (relacionadas ao exercício da liderança autêntica do enfermeiro) que foram apresentadas pela revisão narrativa da literatura. A terceira e última etapa incluiu a alteração do instrumento após as considerações realizadas pelos experts. Resultados O painel de experts da primeira rodada foi composto por 13 participantes. Das 17 questões de múltipla escolha avaliadas na primeira rodada, só duas (pertencentes aos componentes conteúdo e linguagem) não obtiveram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥0,85. A primeira questão era sobre a compreensão inadequada do que seriam os títulos e subtítulos do “LEADERSKILLS” e a segunda era sobre clareza e objetividade do instrumento. As principais sugestões dos juízes estavam concentradas nos componentes conteúdo, linguagem e layout. A segunda rodada foi composta pela resposta de cinco experts, sendo possível alcançar o consenso das questões obtendo IVC ≥0,80. Conclusão O instrumento construído para desenvolver soft skills em enfermagem foi considerado válido quanto ao conteúdo, layout, linguagem, motivação e cultura, alcançando avaliação coerente e aplicabilidade ao público-alvo.por
dc.identifier.citationBeltran, R. I. L., Figueiredo, K. C., Peres, A. M., & Nunes, E. M. G. T. (2024). Autoavaliação de soft skills em enfermagem: construção e validação de conteúdo de um instrumento. Acta Paul Enferm, 37, eAPE001052.
dc.identifier.doi10.37689/acta-ape/2024AO0001052
dc.identifier.issn1982-0194
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57682
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUNIFESP
dc.relation.hasversionhttps://acta-ape.org/article/autoavaliacao-de-soft-skills-em-enfermagem-construcao-e-validacao-de-conteudo-de-um-instrumento/
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAutoteste
dc.subjectEnfermagem
dc.subjectEstudo de validação
dc.subjectHabilidades sociais
dc.subjectLiderança
dc.titleAutoavaliação de soft skills em enfermagem: construção e validação de conteúdo de um instrumentopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue37
oaire.citation.startPageeAPE001052
oaire.citation.titleActa Paulista de Enfermagem
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1982-0194-ape-37-eAPE001052.pdf
Size:
1016.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: