Repository logo
 
Publication

De como os livros são pontes intertextuais : propostas de leitura para o 2º CEB

dc.contributor.authorCustódio, Pedro Balaus
dc.date.accessioned2023-10-12T12:34:21Z
dc.date.available2023-10-12T12:34:21Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAs vantagens decorrentes da adoção de estratégias de intertextualidade em contexto letivo estão já satisfatoriamente documentadas em alguns estudos. Os textos curriculares de 1991 prescreviam orientações explícitas e referiam a rendibilidade didática deste conceito, destacando várias propriedades pedagógicas resultantes do seu uso, quer na motivação para a leitura quer, ainda, no enriquecimento dos horizontes literários dos alunos. Todavia, e por razões diversas, a leitura intertextual raramente teve um lugar de primazia por entre as práticas de trabalho neste ciclo, sendo (quase) sempre uma opção diferida para o 3º Ciclo e Ensino Secundário. O atual Programa de Português inclui uma clara menção a este procedimento de leitura para o 2º CEB. Com efeito, o referido texto programático menciona na seção de conteúdos, a “Intertextualidade (DT C1.2) - Alusão, citação, paráfrase, paródia, plágio” (Português: 85), sendo que os descritores de desempenho alertam para a necessidade de “Identificar relações, formais ou de sentido, em vários textos, abrindo redes intertextuais.” Estas orientações são posteriormente vincadas no programa do 3º CEB, onde se salientam os benefícios de que os alunos têm ao “Interpretar várias modalidades e relações de intertextualidade” (p.134). Ora, em função destas coordenadas programáticas propomos, após um breve recorte teórico do conceito de intertextualidade, sugerir três propostas destinadas ao 2º CEB. Esses ensaios didáticos poderão ilustrar a espessura estética, formal e semântica dos textos literários face a outros materiais que concorrem para a aprendizagem da leitura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47225
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectintertextualidadept_PT
dc.subjectensino da literaturapt_PT
dc.subjectleitura no 2º CEBpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectintertextualitypt_PT
dc.subjectliterature teachingpt_PT
dc.subjectreading instructionpt_PT
dc.titleDe como os livros são pontes intertextuais : propostas de leitura para o 2º CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.issue9pt_PT
oaire.citation.startPage147pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
person.familyNameBALAUS CUSTÓDIO
person.givenNamePEDRO
person.identifier.ciencia-id2A1D-C308-04AF
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication882e44ca-1ba5-4ca0-99bf-b00304ad226e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery882e44ca-1ba5-4ca0-99bf-b00304ad226e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
n9-C3.pdf
Size:
336.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: