Repository logo
 
Publication

Art Infusion in luxury Industry: how does it shape consumer desire and willingness to pay premium prices?

dc.contributor.advisorTortajada , Elena
dc.contributor.authorCorreia, Joana da Silva Branco Martins
dc.date.accessioned2025-11-24T10:45:17Z
dc.date.available2025-11-24T10:45:17Z
dc.date.issued2025-10-23
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam a desejabilidade e a disposição para pagar preços premium (WTPP) em produtos de luxo com art infusion. Para tal, desenvolveu-se um modelo conceptual que integra atributos clássicos do luxo — sofisticação, intemporalidade e exclusividade percebida — com variáveis específicas de colaborações artísticas, como a notoriedade do artista e a congruência artista-marca. Metodologicamente, combinaram-se duas abordagens complementares: um questionário principal, analisado por regressão múltipla, e uma análise Choice-Based Conjoint (CBC), que simulou cenários realistas de compra com base num estímulo apresentado de uma mala Louis Vuitton (LV) — variando níveis de preço, edição limitada e colaborações com artistas de notoriedade distinta (Yayoi Kusama vs. Barbara Takenaga), Os resultados demonstraram que a sofisticação é o preditor mais forte da desejabilidade, seguida da exclusividade percebida, enquanto a intemporalidade apresentou um impacto positivo mais moderado. A congruência artista-marca aumentou a desejabilidade e a notoriedade do artista revelou influência sobretudo entre consumidores com maior envolvimento com arte e luxo. O estudo contribui para a compreensão de como atributos simbólicos do luxo e colaborações artísticas afetam a desejabilidade e WTPP, fornecendo evidência empírica relevante para estratégias de segmentação, posicionamento e definição de preços em produtos de luxo com art infusion.por
dc.identifier.tid204051037
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59964
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectArt infusion
dc.subjectSofisticação
dc.subjectExclusividade percebida
dc.subjectIntemporalidade
dc.subjectNotoriedade
dc.subjectCongruência artista-marca
dc.subjectDesejabilidade
dc.subjectWillingness to pay premium
dc.titleArt Infusion in luxury Industry: how does it shape consumer desire and willingness to pay premium prices?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Negócios

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
joana_correia.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: