| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.51 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam a desejabilidade e a
disposição para pagar preços premium (WTPP) em produtos de luxo com art infusion. Para
tal, desenvolveu-se um modelo conceptual que integra atributos clássicos do luxo —
sofisticação, intemporalidade e exclusividade percebida — com variáveis específicas de
colaborações artísticas, como a notoriedade do artista e a congruência artista-marca.
Metodologicamente, combinaram-se duas abordagens complementares: um questionário
principal, analisado por regressão múltipla, e uma análise Choice-Based Conjoint (CBC),
que simulou cenários realistas de compra com base num estímulo apresentado de uma mala
Louis Vuitton (LV) — variando níveis de preço, edição limitada e colaborações com artistas
de notoriedade distinta (Yayoi Kusama vs. Barbara Takenaga),
Os resultados demonstraram que a sofisticação é o preditor mais forte da desejabilidade,
seguida da exclusividade percebida, enquanto a intemporalidade apresentou um impacto
positivo mais moderado. A congruência artista-marca aumentou a desejabilidade e a
notoriedade do artista revelou influência sobretudo entre consumidores com maior
envolvimento com arte e luxo.
O estudo contribui para a compreensão de como atributos simbólicos do luxo e
colaborações artísticas afetam a desejabilidade e WTPP, fornecendo evidência empírica
relevante para estratégias de segmentação, posicionamento e definição de preços em
produtos de luxo com art infusion.
Description
Keywords
Art infusion Sofisticação Exclusividade percebida Intemporalidade Notoriedade Congruência artista-marca Desejabilidade Willingness to pay premium
