Publication
Contributo da pedagogia de waldorf no desenvolvimento do ser humano com necessidades educativas especiais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires | |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Gracieta Gomes | |
dc.date.accessioned | 2016-08-09T10:38:16Z | |
dc.date.available | 2016-08-09T10:38:16Z | |
dc.date.issued | 2014-10-02 | |
dc.date.submitted | 2014-10-02 | |
dc.description.abstract | A presente investigação traduz-se num estudo de caso e o desenvolvimento do tema deste estudo situa-se essencialmente no contributo da Pedagogia de Waldorf (PW) no desenvolvimento do ser humano com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Nesta ordem de ideias, são objetivos do estudo: a) Identificar as principais dificuldades da aluna antes do início da aplicação da PW; b) Analisar os documentos relativos ao progresso da aluna ao longo de anos; c) Pesquisar as metodologias utilizadas, bem como a relação entre todos os intervenientes, se foram benéficas para a aluna, no seio do grupo em particular e na escola em geral; d) Identificar os benefícios da pedagogia na evolução da aluna; e) Conhecer a opinião de vários intervenientes relativo à evolução da aluna quanto aos efeitos da aplicação da PW; f) Conhecer a opinião de vários intervenientes, pertencentes à Casa Santa Isabel, sobre a PW; g) Perceber se o Ministério da Educação dá apoios à instituição para esta receber os alunos com NEE. A metodologia de investigação pauta-se por uma abordagem qualitativa, consistindo num estudo de caso. Relativamente aos instrumentos metodológicos, optou-se pela realização da entrevista semi-estruturada, e como técnicas de análise da informação recolhida optou-se pela análise documental e pela análise de conteúdos. Como resultado da análise confirmaram-se as vantagens da PW nas crianças com NEE, foram vistos os resultados na prática e no dia-a-dia da aluna em causa, a sua progressão a nível pessoal, físico, intelectual e social. Maria, de nome fictício, foi e continua a ser um caso de sucesso no que concerne ao desenvolvimento e integração do ser humano, sendo um dos exemplos de muitas destas realidades vivenciadas na Casa Santa Isabel, que se baseiam na prática dos princípios e metodologias da PW. Com o estudo efetuado, concluímos que, a fim de dar pistas que possam contribuir para uma melhor definição de políticas e estratégias em matéria de PW, antroposofia, pedagogia curativa (PC), socioterapia, NEE, atraso global de desenvolvimento psicomotor (ADPM) e discalculia, estudos semelhantes devem ser replicados em outros casos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201224321 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14424 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Método de Ensino | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.title | Contributo da pedagogia de waldorf no desenvolvimento do ser humano com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.title.alternative | estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |