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Da consciência à ação: um estudo sobre a influência da responsabilidade social corporativa no comportamento do consumidor em Portugal

dc.contributor.advisorSousa, Sara Rute Monteiro da Silva e
dc.contributor.advisorViseu, Clara Margarida Pisco
dc.contributor.advisorHenriques, Carla Margarida Saraiva de Oliveira
dc.contributor.authorOliveira, Luís Guilherme Fernandes de
dc.date.accessioned2025-01-13T15:53:27Z
dc.date.embargo2026-12-21
dc.date.issued2024-12-20
dc.description.abstractA responsabilidade social é cada vez mais uma prioridade tanto para as empresas como para os consumidores de todo o mundo. Para as empresas, gerar lucro já não é a única preocupação, sendo essencial a adoção de práticas empresariais que melhorem não só o desempenho da empresa, mas também o bem-estar da sociedade. Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais preocupados com os impactos das organizações na economia, sociedade e meio ambiente, revelando ter preferências pelos produtos e serviços produzidos por empresas socialmente responsáveis e com maior consciência social. Este estudo centra-se na perceção e comportamento dos consumidores portugueses relativamente à responsabilidade social das empresas, propondo-se aumentar a informação científica sobre este tema crucial. Com base num questionário online divulgado por diferentes redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, e por e-mail, este estudo concluiu que a intenção dos consumidores de adquirir produtos e serviços produzidos por empresas socialmente responsáveis é influenciada por algumas características sociodemográficas dos consumidores (idade e rendimento), acesso à informação, perceções e atitudes em relação às questões sociais e ambientais. Os resultados também permitem concluir que a intenção de compra dos consumidores influencia o seu comportamento socialmente responsável. Com estas conclusões, este trabalho propõe-se a aumentar a informação científica disponível, contribuindo para que os diferentes stakeholders, nomeadamente empresários e decisores políticos, possam desenvolver e implementar medidas eficientes que, por um lado, incentivem as empresas a serem mais socialmente responsáveis e, por outro lado, promovam uma maior consciencialização e incentivem os cidadãos a consumir de forma mais responsável e sustentável.pt_PT
dc.identifier.tid203798147pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53774
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_PT
dc.subjectComportamento socialmente responsávelpt_PT
dc.subjectConsumo sustentávelpt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleDa consciência à ação: um estudo sobre a influência da responsabilidade social corporativa no comportamento do consumidor em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctPretende publicar o trabalho em revistas científicas a curto e médio prazo.pt_PT
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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