Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.08 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
A responsabilidade social é cada vez mais uma prioridade tanto para as empresas
como para os consumidores de todo o mundo. Para as empresas, gerar lucro já não é a única
preocupação, sendo essencial a adoção de práticas empresariais que melhorem não só o
desempenho da empresa, mas também o bem-estar da sociedade. Por outro lado, os
consumidores estão cada vez mais preocupados com os impactos das organizações na
economia, sociedade e meio ambiente, revelando ter preferências pelos produtos e serviços
produzidos por empresas socialmente responsáveis e com maior consciência social.
Este estudo centra-se na perceção e comportamento dos consumidores portugueses
relativamente à responsabilidade social das empresas, propondo-se aumentar a informação
científica sobre este tema crucial. Com base num questionário online divulgado por
diferentes redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, e por e-mail, este estudo
concluiu que a intenção dos consumidores de adquirir produtos e serviços produzidos por
empresas socialmente responsáveis é influenciada por algumas características
sociodemográficas dos consumidores (idade e rendimento), acesso à informação, perceções
e atitudes em relação às questões sociais e ambientais. Os resultados também permitem
concluir que a intenção de compra dos consumidores influencia o seu comportamento
socialmente responsável.
Com estas conclusões, este trabalho propõe-se a aumentar a informação científica
disponível, contribuindo para que os diferentes stakeholders, nomeadamente empresários e
decisores políticos, possam desenvolver e implementar medidas eficientes que, por um lado,
incentivem as empresas a serem mais socialmente responsáveis e, por outro lado, promovam
uma maior consciencialização e incentivem os cidadãos a consumir de forma mais
responsável e sustentável.
Description
Keywords
Responsabilidade social corporativa Comportamento socialmente responsável Consumo sustentável Perceções Portugal