Publication
A emergência da educação financeira num contexto STEAM em educação pré-escolar
dc.contributor.advisor | Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981- | |
dc.contributor.advisor | Martins, Nuno Lopes | |
dc.contributor.author | Santos, Inês de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T15:29:10Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T15:29:10Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final enquadra-se âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, realizado durante os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este trabalho contempla duas partes essenciais, a caracterização e análise reflexiva do contexto e processo de estágio em Educação Pré-Escolar e a componente investigativa, que incide num estudo realizado no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças de 3 e 4 anos de idade. A investigação realizada na componente investigativa teve como objetivo avaliar e realçar a importância de um contexto STEAM no desenvolvimento de competências e conhecimentos de diversas áreas do conhecimento. O estudo realizado procurou responder à questão Que aprendizagens matemáticas podem emergir de um momento de Educação STEAM com crianças em contexto de Educação Pré-Escolar?, tendo como principais objetivos: criar e implementar um contexto de educação STEAM estimulado pela literatura para a infância e pelos interesses das crianças; identificar e avaliar as aprendizagens decorrentes da implementação do contexto de Educação STEAM criado, em particular, aprendizagens matemáticas articuladas com outras áreas do currículo A análise dos resultados revelou a presença constante de conceitos dos domínios Números, Geometria e Medida, tendo também revelado oportunidades para desenvolver ideias no âmbito da Educação Financeira. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203654900 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51163 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação STEAM | pt_PT |
dc.subject | Educação Financeira | pt_PT |
dc.subject | Números | pt_PT |
dc.subject | Geometria e Medida | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.title | A emergência da educação financeira num contexto STEAM em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |