Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.07 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente Relatório Final enquadra-se âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, realizado durante os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este trabalho contempla duas partes essenciais, a caracterização e análise reflexiva do contexto e processo de estágio em Educação Pré-Escolar e a componente investigativa, que incide num estudo realizado no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças de 3 e 4 anos de idade.
A investigação realizada na componente investigativa teve como objetivo avaliar e realçar a importância de um contexto STEAM no desenvolvimento de competências e conhecimentos de diversas áreas do conhecimento. O estudo realizado procurou responder à questão Que aprendizagens matemáticas podem emergir de um momento de Educação STEAM com crianças em contexto de Educação Pré-Escolar?, tendo como principais objetivos: criar e implementar um contexto de educação STEAM estimulado pela literatura para a infância e pelos interesses das crianças; identificar e avaliar as aprendizagens decorrentes da implementação do contexto de Educação STEAM criado, em particular, aprendizagens matemáticas articuladas com outras áreas do currículo A análise dos resultados revelou a presença constante de conceitos dos domínios Números, Geometria e Medida, tendo também revelado oportunidades para desenvolver ideias no âmbito da Educação Financeira.
Description
Keywords
Educação STEAM Educação Financeira Números Geometria e Medida Educação Pré-Escolar