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Dissertação de mestrado | 612.86 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho permitiu-nos conhecer a perceção das terapeutas da fala sobre o impacto da pandemia Covid-19 no desenvolvimento da fala e linguagem. As várias teorias de como aprendemos a falar e o quão importante é esse marco para outras etapas do desenvolvimento.
Nele abordámos a temática da Intervenção Precoce, as áreas que a influenciam, a sua implementação em Portugal. Elencámos os modelos teóricos de referência. Demos enfase à intervenção centrada na família. Referimos também os contextos de desenvolvimento em condições adversas, sendo a pandemia de Covid-19 uma condição adversa. Relacionámos a teoria de Bronfenbrenner, no seu modelo Bio ecológico, em que ele considera que o desenvolvimento ocorre numa hierarquia de cinco sistemas com níveis progressivamente mais abrangentes, são eles: o microssistema, o mesossistema, o exossistema, o macrossistema e o cronossistema, todos estes sistemas foram afetados com a pandemia de Covid-19 o que, consequentemente, teve repercussões no desenvolvimento e comportamento das crianças.
Para este estudo utilizámos dois instrumentos um inquérito e uma entrevista semiestruturada.
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Keywords
Fala e linguagem Pandemia Covid-19 Modelos de intervenção precoce