Repository logo
 
Publication

Os media utilizados pelas agências de relações públicas em Portugal: a estratégia PESO

dc.contributor.advisorFernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-
dc.contributor.authorMorgado, Maria Inês Brito
dc.date.accessioned2022-11-18T13:52:11Z
dc.date.available2022-11-18T13:52:11Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractOs profissionais da Comunicação dispõem da maior variedade de ferramentas, meios e canais de que há registo, além das tradicionais Relações com os Media. Neste contexto, surge a estratégia PESO que organiza estas opções em categorias e promove uma comunicação holística. Entre as ferramentas mais proeminentes estão as redes sociais, cujo impacto na Comunicação e nas Relações Públicas continua a ser estudado. Esta dissertação procura descrever as práticas das agências de comunicação portuguesas. Para tal, entrevistámos profissionais de 10 agências. A pesquisa incidiu sobre as ferramentas, meios e canais de comunicação implementados, o uso das redes sociais e seu impacto nas Relações Públicas e ainda a presença das tipologias PESO nos serviços e a perceção dos profissionais sobre as mesmas. Os resultados confirmaram o uso de recursos vários e revelaram tendência para todas as tipologias PESO estarem presentes no trabalho das agências. Apesar de pouco conhecida, a estratégia é considerada vantajosa. As Relações com os Media continuam a ser vistas como as mais importantes na área, apesar da generalização das redes sociais e da emergência dos influenciadores. A pesquisa sugere existir transferência de relevância de jornalistas para influenciadores na relação com os profissionais de Comunicação. Por fim, ainda é praticada uma comunicação tendencialmente assimétrica, assim como com fins mercadológicos, que as próprias Relações Públicas parecem assumir.pt_PT
dc.identifier.tid203101464pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42326
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelações Públicaspt_PT
dc.subjectPESOpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectInfluenciadorespt_PT
dc.titleOs media utilizados pelas agências de relações públicas em Portugal: a estratégia PESOpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARIA_MORGADO.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: