Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os media utilizados pelas agências de relações públicas em Portugal: a estratégia PESO

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MARIA_MORGADO.pdf1.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os profissionais da Comunicação dispõem da maior variedade de ferramentas, meios e canais de que há registo, além das tradicionais Relações com os Media. Neste contexto, surge a estratégia PESO que organiza estas opções em categorias e promove uma comunicação holística. Entre as ferramentas mais proeminentes estão as redes sociais, cujo impacto na Comunicação e nas Relações Públicas continua a ser estudado. Esta dissertação procura descrever as práticas das agências de comunicação portuguesas. Para tal, entrevistámos profissionais de 10 agências. A pesquisa incidiu sobre as ferramentas, meios e canais de comunicação implementados, o uso das redes sociais e seu impacto nas Relações Públicas e ainda a presença das tipologias PESO nos serviços e a perceção dos profissionais sobre as mesmas. Os resultados confirmaram o uso de recursos vários e revelaram tendência para todas as tipologias PESO estarem presentes no trabalho das agências. Apesar de pouco conhecida, a estratégia é considerada vantajosa. As Relações com os Media continuam a ser vistas como as mais importantes na área, apesar da generalização das redes sociais e da emergência dos influenciadores. A pesquisa sugere existir transferência de relevância de jornalistas para influenciadores na relação com os profissionais de Comunicação. Por fim, ainda é praticada uma comunicação tendencialmente assimétrica, assim como com fins mercadológicos, que as próprias Relações Públicas parecem assumir.

Description

Keywords

Relações Públicas PESO Redes Sociais Influenciadores

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue