Repository logo
 
Publication

Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa

dc.contributor.advisorCerdeira, José Pedro, 1963-
dc.contributor.authorCarvalhosa, Marina Alexandra Santos
dc.date.accessioned2020-01-30T11:30:05Z
dc.date.available2020-01-30T11:30:05Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste trabalho, apresenta-se uma revisão da literatura académica publicada sobre Educação Inclusiva, Pedagogia Diferenciada e Aprendizagem Cooperativa e descreve-se um projeto de avaliação e de intervenção na sala de aula, com um grupo de estudantes com necessidades educativas especiais, com particular destaque para a intervenção com a M., que se caracteriza por ser uma aluna de 12 anos, com Perturbação do Espetro do Autismo, que frequenta o sexto ano do ensino regular, e a respetiva turma. A M. apresentava um quadro problemático ao nível da autoestima e da participação em contexto de aula, surgindo a necessidade de promover a melhoria de inclusão da discente, em contexto de sala de aula. A intervenção envolveu a implementação de métodos de Aprendizagem Cooperativa, tais como o Jigsaw e o STAD. Estes permitiram e permitirão a inclusão de todos os alunos da turma no processo e o abrangimento do objetivo final. Esta intervenção decorreu não só com o recurso aos métodos cooperativos, mas também com a utilização do sistema de créditos e o reforço positivo em simultâneo, permitindo, assim, à aluna conseguir alcançar os objetivos pretendidos. No intuito de atingir os objetivos propostos, foi selecionado um conjunto de instrumentos que permitiram implementar o projeto na sua plenitude. A implementação deste projeto permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, nas aulas, permite o desenvolvimento das competências sociais, consegue aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem e potencia o rendimento escolar dos alunos. A implementação deste projeto mostrou-se muito importante para o ganho da autoestima e para a melhoria da participação da aluna, em contexto de sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid202382699pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31129
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem Cooperativapt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectPedagogia Diferenciadapt_PT
dc.subjectPerturbação do Espetro do Autismopt_PT
dc.titlePromoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARINA_CARVALHOSA.pdf
Size:
3.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: