| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.46 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho, apresenta-se uma revisão da literatura académica publicada sobre Educação Inclusiva, Pedagogia Diferenciada e Aprendizagem Cooperativa e descreve-se um projeto de avaliação e de intervenção na sala de aula, com um grupo de estudantes com necessidades educativas especiais, com particular destaque para a intervenção com a M., que se caracteriza por ser uma aluna de 12 anos, com Perturbação do Espetro do Autismo, que frequenta o sexto ano do ensino regular, e a respetiva turma.
A M. apresentava um quadro problemático ao nível da autoestima e da participação em contexto de aula, surgindo a necessidade de promover a melhoria de inclusão da discente, em contexto de sala de aula.
A intervenção envolveu a implementação de métodos de Aprendizagem Cooperativa, tais como o Jigsaw e o STAD. Estes permitiram e permitirão a inclusão de todos os alunos da turma no processo e o abrangimento do objetivo final. Esta intervenção decorreu não só com o recurso aos métodos cooperativos, mas também com a utilização do sistema de créditos e o reforço positivo em simultâneo, permitindo, assim, à aluna conseguir alcançar os objetivos pretendidos.
No intuito de atingir os objetivos propostos, foi selecionado um conjunto de instrumentos que permitiram implementar o projeto na sua plenitude.
A implementação deste projeto permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, nas aulas, permite o desenvolvimento das competências sociais, consegue aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem e potencia o rendimento escolar dos alunos. A implementação deste projeto mostrou-se muito importante para o ganho da autoestima e para a melhoria da participação da aluna, em contexto de sala de aula.
Description
Keywords
Aprendizagem Cooperativa Educação Inclusiva Pedagogia Diferenciada Perturbação do Espetro do Autismo
