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Análise microlinguística da figura: o encantador de histórias: um contributo para obtenção de dados normativos

dc.contributor.advisorFonseca, José
dc.contributor.advisorCastro, Ana
dc.contributor.authorSousa, Susana Isabel Centeio Moreira de
dc.date.accessioned2025-11-24T11:47:25Z
dc.date.available2025-11-24T11:47:25Z
dc.date.issued2025-07
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar o desempenho microlinguístico de adultos saudáveis numa tarefa de discurso, examinando o impacto do sexo, da idade e da escolaridade na fluência, na complexidade sintática e na diversidade lexical. Participaram 400 adultos, agrupados por idade (18–39, 40–64 e ≥65 anos) e por nível de escolaridade (4–12 anos e >12 anos). Os participantes realizaram uma tarefa de descrição de imagem com base na figura “O Encantador de Histórias”. Foram recolhidas medidas de fluência, complexidade sintática e diversidade lexical, analisadas através de estatísticas descritivas e inferenciais, incluindo comparações entre grupos e modelos preditivos. A escolaridade revelou-se um preditor significativo em todas as variáveis linguísticas. Os participantes com mais de 12 anos de escolaridade produziram discursos mais complexos e lexicalmente mais diversos. Curiosamente, os indivíduos com 65 anos ou mais apresentaram melhor desempenho em termos de complexidade sintática e diversidade lexical, mesmo após controlo da escolaridade. Estes resultados evidenciam a influência de fatores sociocognitivos no desempenho linguístico e sustentam a utilização de tarefas narrativas, como a descrição da figura “O Encantador de Histórias”, na avaliação da linguagem em adultos.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the microlinguistic performance of healthy adults in a discourse task, examining the impact of age and education on fluency, syntactic complexity, and lexical diversity. A total of 400 adults participated, grouped by age (18–39, 40–64, and ≥65 years) and education level (4–12 years and >12 years). Participants completed a picture description task based on “The Storyteller”. Measures of fluency, syntactic complexity, and lexical diversity were collected and analyzed using descriptive and inferential statistics, including group comparisons and predictive models. Education level emerged as a significant predictor across all linguistic variables. Participants with more than 12 years of education produced more complex and lexically diverse discourse. Interestingly, individuals aged 65 or older demonstrated higher syntactic complexity and lexical diversity, even after controlling for education. These findings highlight the influence of sociocognitive factors on language performance and support the use of narrative tasks in adult language assessment.eng
dc.identifier.tid204054516
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59971
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMicrolinguística
dc.subjectTarefa narrativa
dc.subjectComplexidade sintática
dc.subjectDiversidade lexical
dc.subjectAdultos saudáveis
dc.subjectMicrolinguistics
dc.subjectNarrative task
dc.subjectSyntactic complexity
dc.subjectLexical diversity
dc.subjectHealthy adults
dc.titleAnálise microlinguística da figura: o encantador de histórias: um contributo para obtenção de dados normativoseng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Terapia da Fala

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