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Advisor(s)
Abstract(s)
A aprendizagem musical encontra-se associada ao
rendimento académico, embora alguma literatura não suporte
esta associação. A presente investigação tem como objetivo
analisar a opinião de diretores de escolas nas quais se leciona o
Ensino Artístico Especializado de Música e seus professores
quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho
académico de alunos que frequentam este tipo de ensino.
Realizámos uma análise de conteúdo às respostas de quatro
diretores e de vinte professores de alunos que frequentam os
Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3º ciclo do
Ensino Básico português. Das 24 unidades de análise definimos
Unidades de Registo, que resultaram numa classificação em três
categorias: (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem
musical e desempenho académico, (2) Benefícios não musicais
não exclusivos da aprendizagem musical e (3) Benefícios não
musicais decorrentes da aprendizagem musical, representando
esta categoria 89.6% das Unidades de Registo dos diretores e
93.0% dos professores. Os benefícios no desempenho académico
foram enunciados em segundo lugar pelos diretores e em último
pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros
domínios emergentes na terceira categoria: desenvolvimento
social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que os
efeitos da aprendizagem musical indicados pelos diretores e
professores se estendem muito para além dos benefícios no
desempenho académico. Os resultados foram discutidos
atendendo à influência que a função profissional dos
respondentes poderá ter na apreciação sobre os efeitos da
aprendizagem musical no desempenho académico, bem como no
desenvolvimento social e pessoal e nas capacidades cognitivas. Os
resultados do nosso estudo vão ao encontro da literatura que
refere os benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem
musical.
Description
Keywords
musical training academic achievement cognitive abilities personal development social skills aprendizagem musical desempenho académico capacidades cognitivas desenvolvimento pessoal capacidades sociais
Citation
Publisher
[Facultad de Educación, Universidad de Extremadura]