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Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos portugueses

dc.contributor.authorMónico, Lisete dos Santos Mendes
dc.contributor.authorDos Santos-Luiz, Carlos
dc.date.accessioned2023-10-25T09:25:42Z
dc.date.available2023-10-25T09:25:42Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA aprendizagem musical encontra-se associada ao rendimento académico, embora alguma literatura não suporte esta associação. A presente investigação tem como objetivo analisar a opinião de diretores de escolas nas quais se leciona o Ensino Artístico Especializado de Música e seus professores quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos que frequentam este tipo de ensino. Realizámos uma análise de conteúdo às respostas de quatro diretores e de vinte professores de alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3º ciclo do Ensino Básico português. Das 24 unidades de análise definimos Unidades de Registo, que resultaram numa classificação em três categorias: (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico, (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical e (3) Benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical, representando esta categoria 89.6% das Unidades de Registo dos diretores e 93.0% dos professores. Os benefícios no desempenho académico foram enunciados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes na terceira categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que os efeitos da aprendizagem musical indicados pelos diretores e professores se estendem muito para além dos benefícios no desempenho académico. Os resultados foram discutidos atendendo à influência que a função profissional dos respondentes poderá ter na apreciação sobre os efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como no desenvolvimento social e pessoal e nas capacidades cognitivas. Os resultados do nosso estudo vão ao encontro da literatura que refere os benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47505
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[Facultad de Educación, Universidad de Extremadura]pt_PT
dc.subjectmusical trainingpt_PT
dc.subjectacademic achievementpt_PT
dc.subjectcognitive abilitiespt_PT
dc.subjectpersonal developmentpt_PT
dc.subjectsocial skillspt_PT
dc.subjectaprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectdesempenho académicopt_PT
dc.subjectcapacidades cognitivaspt_PT
dc.subjectdesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectcapacidades sociaispt_PT
dc.titleBenefícios da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos portuguesespt_PT
dc.title.alternativeBenefits of music learning in academic performance of portuguese studentspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Badajoz]pt_PT
oaire.citation.endPage271pt_PT
oaire.citation.startPage265pt_PT
oaire.citation.titleLivro de atas do 3º Congresso Ibero-Americano em investigação qualitativapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameNOBRE DOS SANTOS LUIZ
person.givenNameCARLOS HUMBERTO
person.identifier.ciencia-idC513-61AB-A8B4
person.identifier.orcid0000-0003-2359-1774
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf6a51cc1-5726-43b4-bef8-a6b6208eed02
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6a51cc1-5726-43b4-bef8-a6b6208eed02

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