Publication
Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos portugueses
dc.contributor.author | Mónico, Lisete dos Santos Mendes | |
dc.contributor.author | Dos Santos-Luiz, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T09:25:42Z | |
dc.date.available | 2023-10-25T09:25:42Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A aprendizagem musical encontra-se associada ao rendimento académico, embora alguma literatura não suporte esta associação. A presente investigação tem como objetivo analisar a opinião de diretores de escolas nas quais se leciona o Ensino Artístico Especializado de Música e seus professores quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos que frequentam este tipo de ensino. Realizámos uma análise de conteúdo às respostas de quatro diretores e de vinte professores de alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3º ciclo do Ensino Básico português. Das 24 unidades de análise definimos Unidades de Registo, que resultaram numa classificação em três categorias: (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico, (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical e (3) Benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical, representando esta categoria 89.6% das Unidades de Registo dos diretores e 93.0% dos professores. Os benefícios no desempenho académico foram enunciados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes na terceira categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que os efeitos da aprendizagem musical indicados pelos diretores e professores se estendem muito para além dos benefícios no desempenho académico. Os resultados foram discutidos atendendo à influência que a função profissional dos respondentes poderá ter na apreciação sobre os efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como no desenvolvimento social e pessoal e nas capacidades cognitivas. Os resultados do nosso estudo vão ao encontro da literatura que refere os benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47505 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [Facultad de Educación, Universidad de Extremadura] | pt_PT |
dc.subject | musical training | pt_PT |
dc.subject | academic achievement | pt_PT |
dc.subject | cognitive abilities | pt_PT |
dc.subject | personal development | pt_PT |
dc.subject | social skills | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem musical | pt_PT |
dc.subject | desempenho académico | pt_PT |
dc.subject | capacidades cognitivas | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento pessoal | pt_PT |
dc.subject | capacidades sociais | pt_PT |
dc.title | Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos portugueses | pt_PT |
dc.title.alternative | Benefits of music learning in academic performance of portuguese students | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | [Badajoz] | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 271 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 265 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de atas do 3º Congresso Ibero-Americano em investigação qualitativa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | NOBRE DOS SANTOS LUIZ | |
person.givenName | CARLOS HUMBERTO | |
person.identifier.ciencia-id | C513-61AB-A8B4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2359-1774 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f6a51cc1-5726-43b4-bef8-a6b6208eed02 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f6a51cc1-5726-43b4-bef8-a6b6208eed02 |