| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
presente relatório aborda o percurso descritivo e reflexivo de todo um
trabalho, desenvolvido no contexto da prática de ensino supervisionado, em contexto
de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Este trabalho consiste numa apresentação das instituições onde foram realizadas as
práticas de ensino supervisionadas e na contextualização do ambiente educativo do
grupo de crianças onde estive inserida.
Apresento ainda, de uma forma reflexiva, cinco experiências-chave que se revelaram
importantes ao longo da prática educativa. As grandes aquisições desta prática
passaram pelo brincar da criança como um recurso à aprendizagem, aplicação da
metodologia de trabalho de projeto como forma de ir ao encontro dos interesses das
crianças, a importância das práticas de leitura mesmo antes de as crianças saberem ler,
incentivar a leitura com recurso à biblioteca e à hora do conto, e por fim, saber a opinião
das crianças em relação ao seu espaço educativo como voz ativa na sociedade, através de
um trabalho de investigação, a Abordagem de Mosaico.
Este relatório foi concebido de forma a alcançar um maior desenvolvimento de
competências indispensáveis à construção da minha identidade profissional.
Description
Keywords
Creche Educação Pré-Escolar Brincar Trabalho de Projeto Práticas de Leitura Hora do Conto Abordagem de Mosaico
