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O presente trabalho foca-se na análise e perceção da logística inversa de contentores, tendo em vista o crescente aumento de contentores em diversas cidades portuguesas. Assim como, o consequente descontentamento da população perante os impactos da poluição ambiental visual e à ausência de responsabilização efetiva por parte das empresas, relativamente ao abandono dos contentores. Adicionalmente, pretende-se compreender as razões pelas quais, muitas empresas do setor marítimo ainda não tem este processo implementado de forma consistente nas suas operações diárias.
A ausência da aplicação da logística inversa de contentores acaba por ter repercussões na gestão dos Portos Portugueses, evidenciando, um desequilíbrio entre a entrada e saída de contentores. Este desequilíbrio provoca uma acumulação desorganizada de contentores em diversos parques de reparação e armazenamento, contribuindo significativamente para a degradação visual e ambiental das respetivas áreas, que acaba por criar um problema superior que irá ser desenvolvido durante este trabalho.
De modo a poder alcançar o objetivo delimitado do estudo, que consiste na perceção do problema da logística inversa de contentores em Portugal, foi realizada uma investigação recorrendo ao Método Delphi. Esta metodologia contou com a participação de um painel de especialistas com experiência na área dos transportes de mercadorias contentorizadas e de manutenção/reparação de contentores.
Com o suporte da plataforma Welphi, que facilita a aplicação do Método Delphi, tornou-se possível recolher e analisar as respostas obtidas, com o intuito de identificar possíveis soluções de modo a reduzir o impacto do excesso de contentores.
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Logística inversa poluição ambiental visual Portos Portugueses contentores transportes marítimos Método Delphi
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