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A gestão do desempenho da organização militar.

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Os sistemas de Gestão de Desempenho são essenciais nas organizações por assegurarem e promoverem a sua melhoria constante, garantindo também o alinhamento organizacional, de forma a que todos os seus indivíduos contribuam de forma efetiva na prossecução dos objetivos estratégicos. As Forças Armadas portuguesas têm vindo a implementar e a aperfeiçoar sistemas de Gestão Estratégica que operacionalizam e controlam os objetivos estratégicos do Ramo, assegurando também a sua comunicação. Em todos os Ramos, a escolha recaiu no Balanced Scorecard que, apesar dos méritos na formalização da estratégia, apresenta limitações na capacidade de desdobramento dos seus objetivos para a concretização dos objetivos subordinados, não assegurando um total alinhamento e integração. Os sistemas de avaliação individual de militares e civis têm maior relevo ao nível comportamental. O modelo integrado de Balanced Scorecard e Hoshin Kanri apresentado assenta num conjunto de princípios que agrega os pontos fortes de cada metodologia, permitindo uma integração e alinhamento participativo em toda a organização. A integração do modelo Hoshin Kanri com o Balanced Scorecard constitui-se como um contributo relevante por ter as características necessárias para colmatar as atuais limitações e poder ser aplicado nas Forças Armadas, recomendando-se a sua experimentação para o alinhamento vertical e horizontal. Abstract: Performance Management systems are essential organization tools to guarantee and promote their continuous improvement, while ensuring organizational alignment so all their workers effectively contribute to the strategic objectives. Portuguese Armed Forces have been implementing and improving Strategic Management systems that operationalize and control the Branch strategic objectives, sharing it within the organization. All Armed Forces Branches choose the Balanced Scorecard that, although its capacities in formalizing the strategy, has limitations in unfolding the strategic objectives through the subordinate objectives, lacking a complete alignment and integration. On the other hand, military and civil servant’s individual evaluation systems are mostly behavioral based. The integration of Balanced Scorecard and Hoshin Kanri models, as presented, is based on a set of principles that aggregates the strengths of each methodology, allowing a full strategy integration and alignment at operational levels. The Hoshin Kanri and Balanced Scorecard model’s integration, because of its complementary characteristics, constitutes a relevant contribution to overcome the current strategic management limitations and suitable to be applied in the Portuguese Armed Forces, recommending its experimentation for vertical and horizontal alignment.

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Gestão do desempenho Objetivos Estratégicos Avaliação Organizacional Avaliação Individual Alinhamento Integração Performance Management Strategic Objectives Organizational Evaluation Individual Evaluation Alignment Integration

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