Publication
Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática
dc.contributor.author | Gomes, Sara | |
dc.contributor.author | Pinto, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T09:52:25Z | |
dc.date.available | 2018-09-05T09:52:25Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo compreender o contributo da utilização de questões-aula numa perspetiva formativa das aprendizagens dos alunos, bem como, o papel do feedback neste processo. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa próxima da investigação ação e centrado na própria prática. A recolha de dados foi feita através da observação, análise documental e entrevistas aos alunos. Foram analisados os dados em profundidade de quatro alunos através da análise de conteúdo. O estudo foi feito com alunos do 2º ano de escolaridade (7-8) anos Os resultados deste estudo permitem apontar para a utilidade do uso das questões-aula numa perspetiva formativa, para a impotência do feedback e necessidade da sua adequação às situações de trabalho e ainda a relevância do trabalho reflexivo do professor para alimentar este processo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study aims to understand the contribution of the use of classroom questions in a formative perspective of student learning, as well as the role of feedback in this process. The study followed a qualitative methodology close to action research and centered on practice itself. Data collection was done through observation, documentary analysis and interviews with students. In-depth data from four students were analyzed through content analysis. The study was done with students of the second year of schooling (7-8 years old) In terms of data, the study allows us to point out the usefulness of the use of the questions of class in a formative perspective, for the impotence of feedback and the necessity of its adaptation to the work situations and in the reflexive work of the teacher to feed this process. | en |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, S., & Pinto, J. (2018). Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 101-116. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3078 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24059 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/200 | pt_PT |
dc.subject | Avaliação formativa no 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação | pt_PT |
dc.subject | Questões-aula | pt_PT |
dc.subject | Feedback | en |
dc.subject | Formative evaluation in 1st cycle | en |
dc.subject | Self-regulation | en |
dc.subject | Quiz-questions | en |
dc.subject | Feedback | en |
dc.title | Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 116 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 101 | pt_PT |
oaire.citation.title | Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6, n. 1 | pt_PT |
person.familyName | Pinto | |
person.givenName | Jorge | |
person.identifier.ciencia-id | 7218-24BB-3DBB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2819-8114 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37063603600 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | article | en |
relation.isAuthorOfPublication | 84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática - pp. 101-116.pdf
- Size:
- 420.92 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: