Repository logo
 
Publication

Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática

dc.contributor.authorGomes, Sara
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2018-09-05T09:52:25Z
dc.date.available2018-09-05T09:52:25Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender o contributo da utilização de questões-aula numa perspetiva formativa das aprendizagens dos alunos, bem como, o papel do feedback neste processo. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa próxima da investigação ação e centrado na própria prática. A recolha de dados foi feita através da observação, análise documental e entrevistas aos alunos. Foram analisados os dados em profundidade de quatro alunos através da análise de conteúdo. O estudo foi feito com alunos do 2º ano de escolaridade (7-8) anos Os resultados deste estudo permitem apontar para a utilidade do uso das questões-aula numa perspetiva formativa, para a impotência do feedback e necessidade da sua adequação às situações de trabalho e ainda a relevância do trabalho reflexivo do professor para alimentar este processo.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand the contribution of the use of classroom questions in a formative perspective of student learning, as well as the role of feedback in this process. The study followed a qualitative methodology close to action research and centered on practice itself. Data collection was done through observation, documentary analysis and interviews with students. In-depth data from four students were analyzed through content analysis. The study was done with students of the second year of schooling (7-8 years old) In terms of data, the study allows us to point out the usefulness of the use of the questions of class in a formative perspective, for the impotence of feedback and the necessity of its adaptation to the work situations and in the reflexive work of the teacher to feed this process.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, S., & Pinto, J. (2018). Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 101-116.pt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24059
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/200pt_PT
dc.subjectAvaliação formativa no 1º ciclopt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectQuestões-aulapt_PT
dc.subjectFeedbacken
dc.subjectFormative evaluation in 1st cycleen
dc.subjectSelf-regulationen
dc.subjectQuiz-questionsen
dc.subjectFeedbacken
dc.titlePrática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage101pt_PT
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
oaire.citation.volume6, n. 1pt_PT
person.familyNamePinto
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática - pp. 101-116.pdf
Size:
420.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: