Repository logo
 
Publication

"Marketing Relacional no contexto de uma entidade sem fins lucrativos - Associação Empresarial de Paços de Ferreira"

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRaimundo Schwab, Luís
dc.contributor.authorGomes Pimentel Pires, Carlos
dc.date.accessioned2018-10-22T15:21:18Z
dc.date.available2018-10-22T15:21:18Z
dc.date.issued2018-06-26
dc.description.abstractO presente estudo visa compreender a importância e o papel estratégico do Marketing Relacional para as organizações, no caso concreto, para a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF). Defende-se uma nova Lógica Relacional, que tem por base a preocupação com os principais stakeholders (partes interessadas), sobretudo com os seis relacionamentos cruciais, de onde destacamos o relacionamento com os clientes. Pretendemos aferir o grau de importância de conceitos como a satisfação do cliente, o relacionamento, o compromisso, a confiança, a lealdade, a retenção de clientes, a probabilidade de interação futura, a qualidade do serviço, a reputação/imagem e qual o verdadeiro impacto destes construtos na área relacional, com vista ao aperfeiçoamento do desempenho da organização na égide relacional, a fim de conquistar a lealdade do cliente, a manutenção de relacionamentos a longo prazo que permitam potenciar criação de valor e obtenção de vantagem competitiva. Efetuou-se um estudo de caso, que incidiu na base de relacionamentos da AEPF, tendo-se optado pelo formato de investigação exploratório e os métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo. Sob o âmago qualitativo aferiu-se que a AEPF não se revê como uma prestadora de serviço, apresentando carência de uma lógica relacional e desvalorizando a sua imagem/reputação. Sob o âmago quantitativo, aferiu-se que, para o relacionamento, contribuem a satisfação, a confiança e a proximidade. A lealdade influencia a probabilidade de relação futura e, para além da qualidade do serviço do serviço/produto, os clientes ponderam a adequação do serviço/produto e o nível de assistência da AEPF após prestação do serviço.pt_PT
dc.identifier.tid201986515pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24455
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectmarketing relacionalpt_PT
dc.subjectlealdadept_PT
dc.subjectsatisfação do clientept_PT
dc.subjectinteração futurapt_PT
dc.subjectqualidade do serviçopt_PT
dc.subjectreputação/imagempt_PT
dc.title"Marketing Relacional no contexto de uma entidade sem fins lucrativos - Associação Empresarial de Paços de Ferreira"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado__Carlos Gomes P Pires__141240006.pdf
Size:
5.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: