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Branding pessoal: a influĂȘncia do design emocional no Curriculum Vitae

dc.contributor.advisorMartinez, Luisa
dc.contributor.authorCruz, Maria Isabel Rainha Miranda Nunes da
dc.date.accessioned2020-02-14T17:23:02Z
dc.date.available2020-02-14T17:23:02Z
dc.date.issued2020-01
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo estudar de que forma o design emocional pode influenciar a avaliação do Curriculum Vitae, tornando-o mais atrativo para quem perceciona. Pretende-se contribuir para potenciar o branding pessoal, numa das fases mais importantes de recrutamento, que é a seleção de currículos. Esta investigação foi realizada através do método experimental, com aplicação de questionårio online onde se obteve a participação de 150 sujeitos. As variåveis consideradas recaem sobre agentes do design emocional, como o simbolismo, funcionalidade, originalidade e atratividade. Foram criadas 6 versÔes de currículos, onde a cor e alguns elementos gråficos foram trabalhados. Estas versÔes, manipuladas especificamente para esta investigação, foram testadas em comparação com o modelo de CV Europass. Concluiu-se haver maior atratividade em currículos personalizados vs. o convencional CV Europass. A cor e a capacidade de comunicação gråfica do layout revelaram afetar positivamente a atratividade do documento. Desta forma, surge a recomendação da implementação do design emocional como estratégia de branding pessoal. Esta investigação adiciona conhecimento à årea do design emocional em contexto do Curriculum Vitae, potenciando a sua capacidade comunicacional. As ferramentas de comunicação, como a cor e os elementos gråficos, podem ser usadas para promover a atratividade e não meramente para informar.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to study how emotional design can influence the evaluation of Curriculum Vitae, making it more attractive. Thus, it is intended to contribute to the enhancement of personal branding, in one of the most important stages of recruitment, which is the selection of resumes. This investigation was carried out through the experimental method, using an online questionnaire in which 150 subjects participated. The variables considered fall on agents of emotional design, such as symbolism, functionality, originality, and attractiveness. Six versions of curricula were created, where color and some graphic elements were manipulated. These versions, handled specifically for this investigation, were tested against the Europass CV model. It was concluded that there is greater attractiveness in personalized curricula vs. the conventional Europass CV. The layout's color and graphic communication capabilities have been shown to positively affect the attractiveness of the document. Thus, the recommendation of the implementation of emotional design as a personal branding strategy. This research adds knowledge to the area of emotional design in the context of Curriculum Vitae, alerting to its communicative capacity. Communication tools such as color and graphics can be used to promote attractiveness rather than merely to inform.pt_PT
dc.identifier.tid202444180pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31401
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBranding pessoalpt_PT
dc.subjectDesign emocionalpt_PT
dc.subjectDesign de comunicaçãopt_PT
dc.subjectCorpt_PT
dc.subjectCurriculum Vitaept_PT
dc.titleBranding pessoal: a influĂȘncia do design emocional no Curriculum Vitaept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - UniversitĂĄrio
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

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