Repository logo
 
Publication

Projeto de formação

dc.contributor.authorSequeira, Ana Pires
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2015-10-19T13:21:59Z
dc.date.available2015-10-19T13:21:59Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo constitui uma reflexão em torno de um projeto desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Ao entendermos a escola inclusiva como a que garante não só o acesso mas, também, a participação na vida coletiva e o apoio às aprendizagens do maior número possível de alunos/as, as nossas preocupações com a formação dos/as futuros/as docentes complexifica-se pois não basta conhecer profundamente os saberes e pô-los em ação. É necessário envolver os/as estudantes nas suas aprendizagens, criando dispositivos de apoio à aprendizagem de todos. Agir nesta perspetiva, desenvolve-se através do fazer refletido. É, neste quadro, que a formação em contexto ganha significado na nossa proposta formativa. Ao reconhecermos que os/as estudantes quando chegam à formação inicial trazem convicções muito fortes sobre a escola, e em particular sobre o que é ensinar e aprender leva-nos a encarar o espaço da prática pedagógica, também, como uma experiência de desconstrução e reconstrução de modos de ação pedagógica que possibilite aos/às estudantes construírem o seu próprio referencial profissional pessoal.pt_PT
dc.description.abstractCet article est une réflexion sur un projet développé au sein de la formation initiale des enseignants du 1er cycle de l'enseignement de base ; de la maîtrise en éducation préscolaire et de l'enseignement du 1er cycle de l'enseignement de base de l'École de l'Éducation de l’Institut Polytechnique de Setúbal. En comprenant l'école inclusive comme celle qui fournit non seulement l'accès mais aussi la participation à la vie et le soutien communautaire pour l'apprentissage d’un plus grand nombre possible d'étudiants, nos préoccupations concernant la formation des futurs enseignants devient plus complexe, car il ne suffit pas de connaître profondément les savoirs et de les mettre en action. Il est nécessaire d'impliquer les élèves dans leurs apprentissages, en créant de soutien à l'apprentissage de tous les étudiants. Agir dans cette perspective se développe à travers du faire réfléchi. C'est dans ce cadre que le contexte de la formation prend tout son sens dans notre proposition de formation. En reconnaissant que quand les élèves arrivent à la formation de base ils apportent de convictions très fortes sur l'école, et en particulier de ce que c’est l'enseignement et l'apprentissage, nous amène à considérer l'espace de la pratique pédagogique ainsi que d'une expérience de déconstruction et de reconstruction des modes d'action pédagogique qui permet aux élèves de construire leurs propres référentiels personnelles et professionnelles.fre
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9970
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEDUCA / Secção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxi-coloquio/atas/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectProjeto de formaçãopt_PT
dc.subjectConstrução de um referencial profissional pessoalpt_PT
dc.subjectFormation initiale des enseignantsfre
dc.subjectProjet de formationfre
dc.subjectLa construction d'une référence professionnelle personnellefre
dc.titleProjeto de formaçãopt_PT
dc.title.alternativecontributos para a construção de um referencial profissional pessoalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage841pt_PT
oaire.citation.startPage834pt_PT
oaire.citation.titleXXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
person.familyNamePires Sequeira
person.familyNamePinto
person.givenNameAna
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id6D19-2AE9-8A04
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication766bdda3-8e2b-450b-b7df-d9aa08bf18f2
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery766bdda3-8e2b-450b-b7df-d9aa08bf18f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto de formação - pp. 834-841 (AFIRSEatas14).pdf
Size:
263.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: