Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1012.34 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Embora muitos considerem que o brincar é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, esta dimensão da vida das crianças não é suficientemente respeitada já que, apesar de ser valorizada socialmente, não é devidamente compreendida. Por outro lado, a voz das crianças também tem sido ignorada, dada a falta de interesse por parte dos adultos em compreender as suas perspetivas, relativamente ao brincar e à compreensão que fazem do seu mundo. As suas ações e interesses não têm, por isso, sido questionados.
O relatório aqui apresentado teve como objetivo principal ouvir as crianças, sendo concretizado através de uma abordagem de cariz qualitativo. Os dados foram recolhidos com recurso à Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005) e a análise dos dados foi conduzida seguindo princípios e procedimentos da Teoria
Fundamentada ou Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967), tendo em vista a compreensão das conceções acerca do brincar de dois grupos de crianças, um a frequentar a educação pré-escolar e outro o primeiro ciclo do ensino básico. Por meio do processo analítico pretendeu-se compreender o entendimento que as crianças têm sobre o brincar, os significados e a importância que lhe atribuem, a forma como brincam e o tempo que é destinado ao brincar.
Description
Keywords
Brincar Crianças Abordagem de Mosaico Grounded Theory Aprendizagem