Repository logo
 
Publication

Ensino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturante

dc.contributor.authorSantos, Leonor
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2019-04-17T14:46:07Z
dc.date.available2019-04-17T14:46:07Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractFalar de avaliação das aprendizagens pode querer significar diversos entendimentos, pelo que este capítulo começa por clarificar o que se entende por avaliar, abordando, embora de forma não aprofundada, questões relativas aos fundamentos da avaliação. Dado o processo avaliativo conter uma tomada de decisão, é essencial ter em conta que esta resulta de uma comparação entre o produzido e o esperado, pelo que é indispensável a apropriação, por parte dos diversos envolvidos no processo avaliativo, dos critérios de avaliação. As secções seguintes abordam, respetivamente, aspetos relativos às duas modalidades de avaliação: a avaliação formativa e sumativa. Tendo por base resultados obtidos através de estudos empíricos, sobretudo desenvolvidos no trabalho quotidiano com os alunos na sala de aula, na segunda secção, são discutidas algumas estratégias avaliativas possíveis, como sejam a apropriação dos critérios de avaliação, o feedback e as questões de aula. Procura-se salientar, igualmente, as potencialidades e os desafios que se colocam, quer ao professor, quer aos alunos, no desenvolvimento dessas estratégias. Na terceira secção, são apresentadas algumas questões relativas a processos inerentes à avaliação enquanto medida. Pistas para a construção de instrumento de avaliação sumativa, bem como procedimentos para garantir a sua qualidade são discutidos. O capítulo termina com a proposta de algumas tarefas a realizar, preferencialmente em pequenos grupos de professores, que permitem pôr em uso alguns dos assuntos abordados, assim como são apresentadas algumas referências cuja leitura permite o seu aprofundamento a par com aquelas que foram sendo apresentadas ao longo do capítulo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationSantos, L., & Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturante. In F. H. Veiga (Coord.). O ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicação (pp. 503-539). Lisboa: Climepsi.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-796-360-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28278
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFunções da avaliaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação sumativapt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectQuestões de aulapt_PT
dc.subjectProvapt_PT
dc.subjectItempt_PT
dc.subjectValidadept_PT
dc.subjectFidelidadept_PT
dc.subjectObjetividadept_PT
dc.subjectAvaliação como medidapt_PT
dc.subjectAvaliação como construção socialpt_PT
dc.titleEnsino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturantept_PT
dc.typepreprint
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage539pt_PT
oaire.citation.startPage503pt_PT
oaire.citation.titleO ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicaçãopt_PT
person.familyNamePinto
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typepreprinten
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensino de conteúdos escolares.pdf
Size:
997.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: