Repository logo
 
Publication

Concurso de ortografia

dc.contributor.advisorPinto, Paulo Feytor
dc.contributor.authorGuerreiro, Marta Raquel Gonçalves Bento
dc.date.accessioned2016-01-27T14:04:16Z
dc.date.available2016-01-27T14:04:16Z
dc.date.issued2016-01
dc.date.submitted2016-01
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar se a realização de Concursos de Ortografia desenvolve as competências ortográficas dos alunos de uma turma de 5.º de escolaridade do Agrupamento de Escolas Vertical de Pinhal de Frades. Este estudo segue, metodologicamente, uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, baseada numa experiência de estágio. Está organizado em quatro etapas, sendo que existe uma considerada a etapa zero. Esta pré-etapa trata de hábitos de leitura regulares, tanto em casa como em contexto escolar. As quatro etapas são: (i) realização dos Concursos de Ortografia; (ii) correção dos Concursos de Ortografia; (iii) discussão dos resultados e explicitação de regras ortográficas; e (iv) entrevistas realizadas (a três alunos da turma) sobre os hábitos de leitura. A intervenção pedagógica teve a duração de seis semanas. A análise dos dados recolhidos permitiu apurar o tipo de erro ortográfico mais produzido pelos alunos. Permitiu também verificar a legitimidade dos Concursos de Ortografia como uma estratégia a utilizar em contexto de sala de aula para melhorar a competência ortográfica dos alunos. Permitiu ainda verificar que é uma estratégia que consome algum tempo de aula mas que, quando bem aplicada, pode provocar uma grande redução dos erros ortográficos.pt_PT
dc.description.abstractThe current study has as objective analysing if the realization of Orthography Contests develops the orthographic students skills of a 5ht grade class of Agrupamento de Escolas Vertical de Pinhal de Frades. This study follows, methodologically, a quantitative approach, of interpretative character, based on a internship experience. It's organized in four stages, being one considered a zero stage. This pre-stage comes from regular reading habits, developed at home as in school context. The four stages are: (i) participation in Orthography Contests; (ii) correction of Orthography Contests; (iii) discussions of the results and orography rules explanations; (iv) interviews realized to class three students. Pedagogical intervention had a six week duration. The analysis of collected data allowed the most commum orthographic errors produced by the students to be determined. It also allowed to verify the Orthography Contests legimaiticy as an strategy to use in classroom context to improve student orthography competence. It allows to verify that is an strategy that consumes some useful class time but can lead to great improvement in orthographic error reduction when well aplicated.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201601869
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11096
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectErro ortográficopt_PT
dc.subjectConcurso de ortografiapt_PT
dc.subjectTipologia de errospt_PT
dc.subjectCompetência ortográficapt_PT
dc.subjectOrthographic erroren
dc.subjectOrthographic contestsen
dc.subjectError typologyen
dc.subjectOrthographic competenceen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleConcurso de ortografiapt_PT
dc.title.alternativeestratégia para o desenvolvimento da competência ortográficapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese final.pdf
Size:
453.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: