Repository logo
 
Publication

O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superior

dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorPessoa, Ana Maria
dc.date.accessioned2017-06-16T14:24:50Z
dc.date.available2017-06-16T14:24:50Z
dc.date.issued2017-05
dc.descriptionTrabalho apresentado na X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, 8-10 de maio, Braga, Portugal.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se no âmbito do projeto Empower Eportfolio Process financiado pelo ERASMUS+ KA2, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de boas práticas no Ensino Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre docentes e investigadores de diversos países europeus. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no projeto tem permitido sistematizar algumas reflexões sobre a perspetiva dos estudantes quanto à utilização dos portefólios digitais como instrumento de aprendizagem e de avaliação. De entre essas conclusões provisórias, destacamos a opinião que os estudantes construiram sobre o papel dos pares no processo de aprendizagem. Esta análise foi feita pelo grupo de trabalho português que promoveu três entrevistas coletivas com estudantes de diversos cursos da ESEIPS. Uma primeira análise dos dados recolhidos permitiu perceber que a interação entre pares tem um papel muito importante na aprendizagem dos estudantes e que, por essa razão, deve ser estimulada.pt_PT
dc.description.abstractThis paper was written within the Empower Eportfolio Process project financed by ERASMUS+ KA2, whose objective is to promote the development of good practices in Higher Education, stimulating cooperation and sharing between teachers and researchers from different European countries. The work that has been developed in the project allowed to systematize some reflections about the students' perspective regarding the use of digital portfolios as a learning and evaluation tool. Among these interim conclusions, we highlight the students perspectives about the role of peers in the learning process. This analisys was done by the Portuguese working group that promoted three interviews with students from different courses. A first analysis of the collected data allowed to realize that the interaction between peers plays a very important role in the learning process of the students and that, for that reason, must be stimulated.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.13140/rg.2.2.19677.82402
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18547
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInteração entre parespt_PT
dc.subjectComunicação onlinept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectPeer interactionpt_PT
dc.subjectOnline communicationpt_PT
dc.titleO papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017pt_PT
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.familyNameOliveira Pires
person.familyNamePires Pessoa
person.givenNameMaria do Rosário
person.givenNameAna Luisa
person.givenNameAna Maria
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-idDF1A-B045-C7D5
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublicatione0b888e4-9fb9-4e15-8ba1-4f82a01195e0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
atigo_chalenges_2017_978-989-97374-5-7.pdf
Size:
113.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: