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Authors
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Abstract(s)
A experiência do consumidor é um tema relevante. A oferta de experiências
fez emergir novas áreas de negócio e destacar outras já existentes - como os
eventos. Assim, é fundamental compreender a forma como as experiências têm
sido percepcionadas pelos consumidores e quais os aspectos por eles valorizados.
A presente investigação tem como objecto de estudo os Festivais de Música,
já que é um sector em crescimento em Portugal (Bramão, 2016) e por ser uma
oferta da experiência por excelência. Tendo como ponto de partida os 5 princípioschave
do Design da Experiência e os 4 domínios da Experiência identificados por
Pine & Gilmore (1998), aplica-se ao panorama português dos festivais de música e
tenta-se compreender qual a sua relevância, globalmente e entre festivais, tendo-se
estudado também a relação entre eles, o impacto na Experiência Memorável e as
repercussões na Lealdade.
Para aferir estas questões, inquiriu-se, através de um questionário, 541 dos
visitantes dos Festivais de Música em Portugal com maior número de
espectadores na mais recente edição, respeitando as quotas referentes. Procedeu-se
a uma análise descritiva, análise factorial exploratória, análise de consistência
interna, e a uma análise de variância para observar as diferenças entre festivais.
As conclusões revelam que o Design de Experiência não é constituído por 5
princípios conforme apontado pelos autores e que o Vodafone Paredes de Coura é
o festival de música que regista média mais alta em todos os factores analisados.
Description
Keywords
Design de Experiência Domínio da Experiência Experiência Memorável Lealdade Festivais de Música