Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CRISTIANA_GODINHO.pdf4.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Relatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB.

Description

Keywords

Aprendizagem Integrada Expressão e Educação Físico-Motora Matemática Ensino Básico 1º Ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue