Repository logo
 
Publication

Dos matches aos first dates: o impacto dos recursos lançados por aplicações de encontro na construção da comunicação In-APPS

dc.contributor.advisorRamalho, Joana Lourenço
dc.contributor.authorPolicarpo, Mariana Madeira
dc.date.accessioned2024-06-19T11:52:04Z
dc.date.available2024-06-19T11:52:04Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractNum mundo em que as relações sociais são, cada vez mais, influenciadas pela tecnologia e definidas num contexto de comunidades virtuais em redes, o desenvolvimento de relações amorosas no digital merece atenção e pesquisa. Este estudo procura abordar as interações realizadas em aplicações de encontro online. Trazendo como base metodológica a netnografia em dating apps, a pesquisa visa articular conceitos de autores famosos no campo dos estudos da comunicação com dados presentes nestas apps a fim de gerar um debate sobre as dinâmicas sociais presentes nas aplicações de encontros online, nomeadamente Tinder, Bumble, Hinge e Feeld. Os resultados apresentados indicam uma dualidade inerente ao explorar o ambiente digital e a relação dos utilizadores com o mesmo: por um lado, as apps podem proporcionar maior conectividade entre quem as utiliza, por outro, podem cair no senso comum pré-existente, encorajando o consumo superficial das relações amorosas no ambiente virtual.pt_PT
dc.description.abstractIn a world where social relationships are increasingly influenced by technology and defined within the context of virtual communities on networks, the development of romantic relationships in the digital realm warrants attention and research. This study aims to explore the interactions occurring in online dating applications. Employing netnography in dating apps as the methodological foundation, the research seeks to articulate concepts from renowned authors in the field of social communication studies with data found in these apps, in order to generate a debate about the social dynamics present in online dating applications, specifically Tinder, Bumble, Hinge, and Feeld. The results indicate an inherent duality in exploring the digital environment and users' relationship with it: on one hand, the apps can offer greater connectivity among users; on the other, they can fall into pre-existing common sense, encouraging the superficial consumption of romantic relationships in the virtual setting.pt_PT
dc.identifier.tid203529391pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51079
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAplicaçõespt_PT
dc.subjectDinâmicas sociais em appspt_PT
dc.subjectRelacionamentos mediados pela tecnologiapt_PT
dc.subjectInovações pós-pandemiapt_PT
dc.titleDos matches aos first dates: o impacto dos recursos lançados por aplicações de encontro na construção da comunicação In-APPSpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameComunicação Audiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_(M-CAM)_MarianaPolicarpo_DatingApps_FINAL.docx.pdf
Size:
31.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: