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Intervenção especializada de enfermagem no transporte da pessoa em situação crítica com síndrome coronária aguda

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O termo síndrome coronária aguda (SCA) engloba diferentes condições provocadas por uma sequência semelhante de eventos patológicos que resultam na obstrução transitória ou permanente de uma artéria coronária, e que se apresenta como uma emergência com risco de vida. A sintomatologia mais frequente desta condição é a dor torácica, motivo de grande número de atendimentos em serviços de urgência e ativação de meios de emergência pré-hospitalar. O acesso ao tratamento definitivo implica frequentemente o transporte extra-hospitalar das pessoas em situação crítica a vivenciar uma SCA, transporte esse em que podem ocorrer eventos adversos fruto de focos de instabilidade com necessidade de vigilância e intervenção especializada de enfermagem. O presente relatório pretende descrever o percurso de desenvolvimento de competências de Mestre na área da PSC realizado durante o estágio do 3º semestre, tendo como referencial as competências definidas pela ESEL para o Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e as definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) para o enfermeiro especialista nesta área. Neste estágio o foco foi a intervenção especializada de enfermagem no transporte da pessoa em situação crítica com SCA, tendo sido selecionado como enquadramento para este percurso de desenvolvimento de competências o quadro teórico de Benner (2001) não só relativamente aos níveis de competência em enfermagem, mas também relativamente às funções de diagnóstico e vigilância das enfermeiras e ainda o quadro teórico de Meyer & Lavin (2005) acerca da vigilância profissional de enfermagem. Neste percurso, realizado em contexto de serviço de urgência polivalente, unidade de cuidados intensivos coronários e meio pré-hospitalar de ambulância de suporte imediato de vida (SIV), destaco o desenvolvimento de competências especializadas de enfermagem no cuidado à PSC com SCA, na antecipação da instabilidade e risco de falência orgânica e na capacidade de julgamento clínico e tomada de decisão. Saliento ainda o desenvolvimento de competências de mestre, descritas nos descritores de Dublin (Decreto-Lei no 74/2006 de 24 de Março, 2006),tais como a capacidade de compreensão e aplicação de conhecimento, de comunicação e de autoaprendizagem.

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Enfermagem de cuidados críticos Síndrome coronariana aguda Pessoa em situação critica Transporte de doentes Vigilância Cuidados de enfermagem especializados

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