Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.28 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O modelo de trabalho da Unidade Curricular (UC) de Seminário de Investigação e Projeto de
Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) foi objeto de reformulação no ano académico
2017/2018. Assente numa reflexão sobre as boas práticas pedagógicas e inovação no ensino
superior, o presente artigo dá conta da implementação do modelo de seminário em curso, entendido
como inovação, com particular análise dos processos de trabalho e resultados obtidos. Apesar de
integrar, desde 2006/2007, com este formato, o plano de estudos da licenciatura em questão, só em
2017/18 foi possível introduzir uma forma e prática de investigação assente no seminário. É agora
possível apresentar os resultados do estudo comparativo entre os anos letivos 2017/18 e 2018/19 o
que permite compreender a eficácia das medidas introduzidas bem como averiguar quanto às
alterações a proceder relativamente ao ano letivo seguinte, dados que poderão ser relevantes para
outras uc com objetivos semelhantes. Neste ano foi posta a ênfase na investigação sobre problemas
existentes na instituição e sobre os quais se pudesse intervir. As/os estudantes tiveram de os
analisar e, em dois casos específicos quer ao nível do estudo, da concretização e das formas de
disseminação dos resultados obtidos, foi possível concretizar as propostas de intervenção.
Description
Keywords
Inovação Práticas de investigação Investigação no Ensino Superior Seminário Académico
Citation
Pesso, A. M., & Dourado, A. (2020). Seminário de investigação e projeto de comunicação: da introdução à consolidação de formas e práticas de investigação no ensino superior politécnico. In A. Loureiro, D. Rocha, M. J. Cardona, & R. Lopes (Eds.). CNaPPES 2019: 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 158-169). Santarém: Instituto Politécnico.