Repository logo
 
Publication

Conexões criativas: a interrelação entre a matemática e as artes visuais no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorFelício, Pedro
dc.contributor.advisorCabral, Joana
dc.contributor.authorVieira, Andreia Filipa Viegas
dc.date.accessioned2025-01-20T12:05:10Z
dc.date.available2025-01-20T12:05:10Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa turma de 3.º ano. O objetivo principal é compreender os contributos da articulação da educação artística e da matemática nas aprendizagens de alunos do 3.º ano do 1.º CEB. Para fundamentar a pesquisa, foi realizada uma revisão sobre os temas abordados na proposta pedagógica. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos por meio de observação participante, recolha documental e entrevista semi-estruturada. A proposta pedagógica envolveu quatro tarefas principais com o propósito de promover aprendizagens de forma integrada. Os resultados evidenciam que, no geral, as crianças mobilizaram conhecimentos no âmbito da geometria, realizaram aprendizagens no âmbito do pensamento computacional, bem como nas artes, evidenciando entusiasmo pela exploração de objetos e materiais. As respostas dos alunos no âmbito da entrevista indicam que a integração entre disciplinas gerou interesse e satisfação.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed as part of the Internship IV curricular unit within the Master’s Program in Preschool and Primary Education, focusing on a third-grade class. The primary objective is to understand the contributions of integrating artistic education and mathematics into the learning processes of third-grade students in primary education. To support this research, a literature review was conducted on the themes addressed in the pedagogical proposal. The adopted methodology is qualitative, with data collected through participant observation, document analysis, and semistructured interviews. The pedagogical proposal comprised four main tasks aimed at promoting integrated learning experiences. The results demonstrate that, overall, the children applied knowledge in geometry, developed computational thinking skills, and made progress in artistic education. The students showed enthusiasm for exploring objects and materials. Interview responses revealed that the interdisciplinary integration fostered increased interest and satisfaction.pt_PT
dc.identifier.tid203784120pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53921
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectArtes Visuaispt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectPensamento Computacionalpt_PT
dc.subjectArt Educationpt_PT
dc.subjectVisual Artspt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectComputational Thinkingpt_PT
dc.titleConexões criativas: a interrelação entre a matemática e as artes visuais no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CONEXÕES CRIATIVAS A INTER-RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E AS ARTES VISUAIS NO 1.ºCICLO DO ENSINO BÁSICO.pdf
Size:
3.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: