Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conexões criativas: a interrelação entre a matemática e as artes visuais no 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa turma de 3.º ano. O objetivo principal é compreender os contributos da articulação da educação artística e da matemática nas aprendizagens de alunos do 3.º ano do 1.º CEB. Para fundamentar a pesquisa, foi realizada uma revisão sobre os temas abordados na proposta pedagógica. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos por meio de observação participante, recolha documental e entrevista semi-estruturada. A proposta pedagógica envolveu quatro tarefas principais com o propósito de promover aprendizagens de forma integrada. Os resultados evidenciam que, no geral, as crianças mobilizaram conhecimentos no âmbito da geometria, realizaram aprendizagens no âmbito do pensamento computacional, bem como nas artes, evidenciando entusiasmo pela exploração de objetos e materiais. As respostas dos alunos no âmbito da entrevista indicam que a integração entre disciplinas gerou interesse e satisfação.
This report was developed as part of the Internship IV curricular unit within the Master’s Program in Preschool and Primary Education, focusing on a third-grade class. The primary objective is to understand the contributions of integrating artistic education and mathematics into the learning processes of third-grade students in primary education. To support this research, a literature review was conducted on the themes addressed in the pedagogical proposal. The adopted methodology is qualitative, with data collected through participant observation, document analysis, and semistructured interviews. The pedagogical proposal comprised four main tasks aimed at promoting integrated learning experiences. The results demonstrate that, overall, the children applied knowledge in geometry, developed computational thinking skills, and made progress in artistic education. The students showed enthusiasm for exploring objects and materials. Interview responses revealed that the interdisciplinary integration fostered increased interest and satisfaction.

Description

Keywords

Educação Artística Artes Visuais Matemática Geometria Pensamento Computacional Art Education Visual Arts Mathematics Geometry Computational Thinking

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue