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Parcerias Público – Privadas nos portos terminais de contentores europeus
dc.contributor.advisor | Martins, Eduardo Silva | |
dc.contributor.author | Nunes, Pedro Bettencourt do Espirito Santo | |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T12:02:12Z | |
dc.date.available | 2023-10-04T12:02:12Z | |
dc.date.issued | 2013-09-09 | |
dc.description.abstract | “Parceria Público - Privada” é a expressão que refere as formas de cooperação entre as autoridades públicas e as empresas privadas, com o objetivo de assegurar o financiamento, a construção, a renovação, a manutenção e a gestão de uma infra-estrutura ou a prestação de um serviço. As principais razões para a sua realização poderão ser identificadas ao nível da redução dos encargos financeiros dos portos para o Estado, da melhoria da eficiência, da qualidade do serviço prestado, da estimulação do investimento privado, da reestruturação da mão-de-obra portuária e do aumento de competitividade. As Parcerias Publico - Privadas caracterizam-se genericamente pela duração relativamente longa da relação, pelo financiamento assegurado em parte pelo setor privado, pela distribuição dos riscos entre o parceiro do setor público e o parceiro do setor privado. Os significativos desenvolvimentos nos portos têm-se verificado devido ao aumento do papel do setor privado na operação dos mesmos e na prestação de serviços portuários, com maior capacidade de respostas aos desafios gerados pelos utilizadores dos portos. Com a entrada do setor privado, as Administrações Portuárias deverão passar a concentrar os seus esforços no eficiente desempenho das funções de monitorização da performance, de planeamento e desenvolvimento, regulamentação e controlo, marketing e desenvolvimento dos recursos humanos. Neste trabalho apresenta-se e analisam-se os modelos de Parcerias Publico - Privadas nos três maiores terminais de contentores portugueses, comparativamente com modelos adotados em alguns dos maiores terminais de contentores da Europa, possibilitando a perceção das diferentes metodologias adotadas em cada porto e das respetivas semelhanças. Concluiu-se que a realização de Parcerias Público - Privadas, constitui atualmente uma solução necessária, atendendo aos problemas financeiros e produtivos dos Estados, principalmente através do modelo de concessão do serviço publico. Devendo o período de concessão ser assumido em função dos investimentos a realizar, sendo exigível a colocação em prática de modelos de controlos e monitorização eficientes da execução dos contratos de concessão e implementada uma matriz de partilha de riscos associada a um plano de gestão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203361555 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47093 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Concessão portuária | pt_PT |
dc.subject | Financiamento | pt_PT |
dc.subject | Gestão de portos | pt_PT |
dc.subject | Modelos de portos | pt_PT |
dc.subject | PPP | pt_PT |
dc.title | Parcerias Público – Privadas nos portos terminais de contentores europeus | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Gestão Portuária | pt_PT |