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Authors
Abstract(s)
Em todos os países pertencentes à União Europeia, temos ao nosso dispor um
número de atendimento de emergência, o 112. Em Portugal, cabe às Forças de Segurança
um primeiro rastreio das chamadas efectuadas para este número. Esse rastreio é efectuado
em centrais próprias, onde o pensamento tem de ser rápido e eficaz, pois muitas das vezes
estão vidas em jogo. Infelizmente, constatamos que existem chamadas efectuadas para este
número, sem que o seu objectivo seja relatar uma real emergência, as denominadas
chamadas indevidas. Estas são reprováveis por inúmeros factores, propondo-nos então a
efectuar uma caracterização destas chamadas, nomeadamente no que concerne ao seu tipo,
proveniência e autor, da variação ao longo dos dias e horas, aferindo a percentagem de
significância que atingem no nosso País, com base num levantamento de todas as
chamadas efectuadas para o Centro Operacional 112.pt Sul, durante um período de duas
semanas. Analisamos ainda ao longo do trabalho, as formas de prevenção deste flagelo nos
diversos Estados-Membros da União Europeia, e a possibilidade de aplicação destas
medidas em Portugal
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Keywords
emergência 112 chamadas falsas chamadas indevidas atendimento