Repository logo
 
Publication

Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE

dc.contributor.advisorFreitas, José Miguel
dc.contributor.authorRodrigues, Sandra Manuela da Silva
dc.date.accessioned2023-04-17T14:43:41Z
dc.date.available2023-04-17T14:43:41Z
dc.date.issued2017-11
dc.description.abstractO presente projeto de investigação insere-se na promoção de atividades centradas no Inquiry Based Science Education (IBSE). Procurando despertar para a ciência, enquadra-se na importância da atividade científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo nuclear deste projeto é averiguar se a inclusão de atividades IBSE despertam o gosto e interesse pela ciência, e se são ou não uma metodologia potenciadora da apropriação dos conteúdos. Introduzi no contexto a perspetiva IBSE numa linha construtivista, através de um conjunto de atividades investigativas e/ou práticas, interligadas e sequenciais. Cada uma delas alicerçou-se nos interesses dos alunos. A metodologia deste estudo é qualitativa e centra-se na investigação-ação, enquadrada no paradigma interpretativo. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico e a recolha dos dados concretizou-se através das atividades propostas. A análise dos dados revela o contributo das atividades IBSE para promover o interesse e o gosto pela ciência, e que a inclusão dos interesses pessoais nas atividades motiva a aprendizagem. Os dados apurados revelam ainda que o IBSE, numa perspetiva de ensino da ciência, constitui-se como um suporte favorável a aprendizagens duradouras.pt_PT
dc.description.abstractThe present research project focus on the promotion of activities centered on Inquiry Based Science Education (IBSE). Seeking a wake up call for science, it fits into the importance of scientific activity in the 1 st Cycle of Basic Education. The core objective of this project is to investigate if the inclusion of IBSE activities arouse the taste and interest in science, and if it is or not a methodology that enhances the appropriation of contents. Following a constructivist line, I have introduced the IBSE perspective through a set of investigative and/or practical, interconnected sequential activities. Each one was based on the interests of the students. The methodology of this study is qualitative and focuses on action research, framed in the interpretative paradigm. The study was carried out in a group of 2 nd year of the first cycle of basic education and the data collection was carried out through the proposed activities. Data analysis reveals the contribution of IBSE activities to promote the taste and interest for science, and that the inclusion of personal interests in activities motivates students learning. The data show that the IBSE, in a perspective of teaching science, is a support for long-term learning.pt_PT
dc.identifier.tid201909995pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44561
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIBSEpt_PT
dc.subjectInteresses dos alunospt_PT
dc.subjectMotivarpt_PT
dc.subjectCiênciapt_PT
dc.subjectLiteracia Científicapt_PT
dc.subjectInterests of studentspt_PT
dc.subjectMotivatept_PT
dc.subjectSciencept_PT
dc.subjectScientific Literacypt_PT
dc.titlePromoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO.pdf
Size:
5.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: