Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CATARINA_CRUZ.pdf2.75 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza.

Description

Keywords

Educação em Ciências Metodologia de Trabalho por Projeto Educação Pré-Escolar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue