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O presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos.
O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se
afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza.
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Educação em Ciências Metodologia de Trabalho por Projeto Educação Pré-Escolar