Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Potencialidades da aposta no turismo criativo para a dinamização social e económica da margem Cacilhas-Arialva

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2015.04.019_.pdf2.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O turismo tem vindo a afirmar-se cada vez mais como um setor estratégico para o desenvolvimento de muitos destinos. Simultaneamente, formas alternativas ao turismo de massas ganham um peso crescente, apostando em produtos e serviços de menor escala, mais personalizados e com especial atenção às exigências dos consumidores, como é o caso do turismo criativo. Esta dissertação apresenta como principal objetivo o estudo das potencialidades da aposta no turismo criativo para a dinamização social e económica da margem da região de Cacilhas-Arialva (RCA). Neste contexto, são analisadas e enquadradas as principais temáticas referentes à economia criativa e a sua ligação ao setor do turismo, é caracterizado o território de estudo e desenvolvida uma investigação empírica, com aplicação de questionários a três grupos de agentes locais (visitantes, residentes e empresários), no sentido de avaliar a imagem da RCA e analisar os fatores críticos para implementar uma estratégia com base no turismo criativo. Entre as conclusões destaca-se a necessidade de se desenvolverem estratégias integradas sobre a rede de serviços e produtos turísticos na região e confirma-se a premissa inicial de que o desenvolvimento do turismo criativo na RCA deve estruturar-se na identidade e na requalificação do território, bem como na aposta de experiências diferenciadas e de qualidade, como impulsores da dinamização socioeconómica do destino.
Tourism has asserted itself as a key sector to stimulate growth in many locations worldwide. Simultaneously, alternatives to the mass tourism approach have been gaining traction, betting in products and services in a local scale, better adjusting to the local costumer segment and paying special attention to user demands, as is the case for creative tourism. This thesis lays as primary goal studying the potential outcomes of investment in creative tourism in order to stimulate socioeconomic growth in the Cacilhas-Arialva area (CAA). To accomplish this the main approaches to creative economy associated to tourism are analyzed and framed in the CAA context; the CAA is characterized and ground research is conducted by means of interviews to local stakeholders (visitors, inhabitants and business owners), allowing for the evaluation of the CAA image and analysis of the key factors for a successful implementation of a creative tourism based strategy. Among the findings are the need to develop integrated services based on the area's service and tourism network, as well as confirmation of the initial assumption that creative tourism in the CAA must be built around the area's cultural identity and proper landscaping, relying on differentiated quality experience the area provides, thus allowing for the area socioeconomic development.

Description

Keywords

turismo criativo planeamento turístico desenvolvimento Almada creative tourism tourism planning development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue