Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os fatores de atratividade dos centros comerciais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
soraia_teixeira.pdf2.95 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Dado o alto nível de competitividade entre os centros comerciais e as exigências e altas expectativas por parte dos consumidores, estes tendem a ser seletivos e preferir os que mais suprem os seus desejos e necessidades. Desta forma, é fundamental entender as razões pelas quais os consumidores visitam as superfícies e o que mais valorizam aquando da decisão da visita, de forma a que os centros comerciais possam tirar melhor proveito deste conhecimento para melhorar a sua atratividade perante os seus consumidores. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores de atratividade dos centros comerciais em Portugal. De forma a responder ao objetivo desta investigação, foi realizada uma revisão de literatura centrada em três temas: o comportamento do consumidor, as motivações e preferências das visitas aos centros comerciais e, por último, o mall image. Após adotada uma metodologia quantitativa e como técnica de recolha um inquérito por questionário em que a amostra foi não aleatória por conveniência, foram recolhidas 101 respostas válidas de forma a avaliar a atratividade dos centros comerciais. Assim, após a análise dos dados, foi possível concluir que os fatores de atratividade face aos centros comerciais são: layout, lojas, entretenimento e design, ambiente e localização e, por fim, comodidades. Foi também possível concluir que existem algumas diferenças significativas no grau de importância atribuído a estes fatores de atratividade consoante a idade, bem como algumas diferenças significativas na preferência dos atributos na hora de escolher que centro comercial visitar.

Description

Keywords

Centros comerciais Atributos do centro comercial Atratividade de centro comercial Comportamento do consumidor Motivações de visita

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License