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- O contexto de estágio no âmbito da modalidade de futebol no clube Escola de Futebol Belenenses Odivelas /ZambujalensePublication . Correia Marinho, Nuno Miguel
- O contexto de estágio no âmbito da modalidade de futebol no clube Escola de Futebol os BelenensesPublication . Cardoso Quinás Caramelo, Tiago Miguel; Pinheiro, Valter
- Perfil sensorial 2 - A criança: Contributo para a validação em crianças dos 3 aos 14 anos. Estudo dos dados normativos e contributo para a validade discriminativaPublication . Duarte, Carolina Dargent; Pinto, Élia SilvaOs modelos de intervenção de terapia ocupacional começam por uma avaliação, válida, fiável, e adequada à problemática de cada cliente. É através da validação de instrumentos que os terapeutas ocupacionais podem ser críticos sobre que instrumento utilizar. O Sensory Profile 2 é um instrumento de Winnie Dunn, traduzido para o português europeu pela Mestre Inês Gomes, em 2022. A modo de dar continuidade ao trabalho iniciado em Portugal, a presente investigação realizou o estudo dos dados normativos e um contributo para a validade discriminativa. A investigação conteve uma amostra total de 235 crianças distribuídas por Portugal continental. Foi realizado o estudo dos dados normativos fazendo recurso à estatística descritiva de modo a construir a tabela de interpretação à semelhança do estudo original. Também foram computados os percentis de cada categoria de acordo com as diretrizes do original. Em relação à validade discriminativa conteve uma amostra de 234 crianças e foi usado o teste paramétrico MANOVA e o efeito do ETA2 para verificar a presença de diferenças significativas entre o grupo de crianças sem perturbações no desenvolvimento (n=213) e o grupo de crianças com perturbações no desenvolvimento (n=21) e o tamanho do efeito das mesmas. Foram encontradas diferenças estaticamente significativas em todas as dimensões à exceção de duas (processamento visual e oral). O efeito ETA2 obteve resultados com efeitos pequenos e médios sendo o processamento visual o que obteve piores resultados. Embora o estudo da versão portuguesa tenha tido um desenho diferente do original, pode considerar-se que discrimina entre estes dois grupos. Recomenda-se que se continue o processo de validação até conseguir todos os processos estatísticos exatamente iguais aos que Dunn fez em 2014.
- Bullying em contexto escolar:Publication . Marques, Fábio; Rodrigues, PaulaEste trabalho engloba o relatório final da prática de ensino supervionada onde este esta inserido as quatros áreas/ dimensões, Formação Profissional, Social e Ética (Área 1), Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem (Área 2), Participação na escola e de relação com a comunidade (Área 3) e por ultimo Desenvolvimento Profissional ao longo da vida (Área 4).O trabalho de investigação científica, realizado durante a PES, foi o tema do Bullying em contexto escolar. O objetivo deste estudo foi verificar prevalência de Bullying, identificando também as causas e motivações que levam à prática destes atos, passando pelos meios em que são realizados. A amostra foi constituída por 34 alunos de duas turmas, uma do 12º ano da e outra turma do 11º ano, de uma escola secundária do concelho do Montijo, ambas de cursos técnico/profissionais com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos de idade, de ambos os sexos. O questionário utilizado foi o de Melim (2011). Os resultados revelaram que o grupo de "agressores" foi composto por 9% (n=3), sendo a sua totalidade do sexo masculino. O grupo das "vítimas" perfez 6% (n=2) sendo 1 rapaz e 1 rapariga. A forma mais comum de Bullying, com 20,7% foi chamar nomes feios. Quanto ao local mais frequente, onde ocorreu o Bullying, foi no recreio com uma percentagem de 39,9% seguido na sala de aula e no corredor e escadas da escola com uma percentagem de 9,2% cada. É importante perceber se os jovens, já foram ou são vítimas de atos de Bullying, se foram ou são indivíduos bullys (agressores), em que condições é que foram vítimas ou agressores, em que locais é que os atos aconteceram e de forma a poder haver algum tipo de intervenção.
- O contexto de estágio no âmbito da modalidade de futebol no clube de Futebol Metodologia TocofPublication . Campos França, Ricardo Alexandre; Pinheiro, Valter
- O contexto de estágio no âmbito da modalidade de futebol no clube Sport União SintrensePublication . Ilhicas, António; Pinheiro, Valter
- Intenção de compra de suplementos alimentaresPublication . Barbosa, Sara Isabel Cadinha; Neves, CidáliaPertinência e objetivo - Um comportamento baseado num estilo de vida saudável criou a oportunidade para as empresas investirem no setor dos Suplementos Alimentares e é notório o seu crescimento. Como resultado, observa-se um aumento de utilização destes produtos e, torna-se fundamental delinear estratégias face aos hábitos de consumo dos Suplementos. Este estudo pretende identificar os principais fatores relacionados com a intenção de compra dos Suplementos Alimentares. Metodologia – Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com a elaboração de um inquérito por questionário online (209 respostas) a residentes da área do Porto, sustentado pelos principais objetos de estudo da revisão da literatura. Desta forma, foi possível caracterizar o consumidor de Suplementos Alimentares, conhecer os seus hábitos e comportamentos de consumo, assim como, os principais fatores de motivação para a utilização destes produtos. Resultados e conclusões – Após o tratamento de dados, verificou-se que o típico consumidor de Suplementos Alimentares é do sexo feminino, com idade acima de 55 anos, com rendimentos intermédios e estudos superiores. A intenção comportamental face à utilização de Suplementos Alimentares é prevista pela atitude, normas subjetivas e o controlo comportamental percebido, o que permite explicar em parte o comportamento do consumidor de Suplementos Alimentares. Não obstante, os utilizadores de Suplementos, procuram o aconselhamento dos profissionais de saúde sobre estes produtos, cuja compra final recai nas farmácias com o principal objetivo de manter a saúde. Sobre padrões de utilização, verificou-se que a categoria mais frequentemente consumida são os multivitamínicos-minerais e, os ingredientes ativos e a qualidade do produto foram elementos do produto com especial influência. Pretende-se que este estudo possa contribuir com mais conhecimento e acrescentar valor no âmbito do comportamento do consumidor de Suplementos Alimentares.
- A agência de turismo de aventura Road Book AdventurePublication . Lemos, Lucas Campos Boechat; Reis, José LuísO objeto de estudo foi a agência de turismo de aventura Road Book Adventure sediada em Paredes, na Zona do Porto. A empresa criada em 2015 possui dois segmentos de mercado pois oferece a pequenos grupos passeios guiados ou livres às vilas e parques naturais de Portugal e promove expedições a Marrocos especificamente no deserto do Saara. É oferecido ao cliente como parte do serviço a condução de carros clássicos modificados para suportar aventuras, nomeadamente o veículo Renault 4L. O objetivo deste projeto profissional foi a criação de um Plano de Negócio que possibilitasse a elucidação sobre a opinião dos clientes a respeito das experiências promovidas pela empresa, a descoberta dos melhores canais para atrair leads e o desenvolvimento de propostas para ajudar a Road Book a atrair, converter e encantar mais clientes. Para tanto foram utilizadas as Análises PEST e SWOT. Na fase inicial a Análise PEST proporcionou uma macrocompreensão do ambiente político, económico, social, legal de Portugal visto que os clientes poderiam ser locais ou internacionais. Foi um bom ponto de partida para estruturar as principais ideias e opções de investimento. Logo em seguida a Análise SWOT de simples execução, foi uma escolha acertada pois a Road Book é uma pequena empresa com pouco poder e interesse de investimento. A análise aponta os fatores internos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Depois foi realizada uma entrevista com seis clientes, em formato de pesquisa de satisfação, para descobrir entre outras coisas formas de melhorar a experiência proporcionada pela empresa. Como resultados, acredita-se que os melhores canais têm sido o passa-a-palavra e as feiras, mas deve-se concentrar algum esforço nos canais digitais, como o website, as redes sociais, o TripAdvisor e o AirBnb Experiences de forma complementar. Além disso foram sugeridas ações operacionais para o desenvolvimento da Road Book e feito um cronograma de implementação, com o propósito de atingir os objetivos definidos.
- GESTÃO DO RISCO DE CRÉDITO BANCÁRIO: ESTUDO EMPÍRICOPublication . Jassé, Pedro; Morais, HenriqueA crise financeira sem precedentes em muitas décadas que se instalou em 2007, em paralelo com uma gestão eventualmente pouco cautelosa do risco de crédito pelas instituições financeiras, impulsionou o aumento das situações de incumprimento do crédito concedido a empresas. O aumento dos incumprimentos e uma certa sensação de “desordem” no setor bancário, acompanhada por perdas de capital das instituições e dos seus acionistas pôs parcialmente em causa algumas das abordagens/modelos tradicionais de gestão de risco e, nomeadamente, o modelo de Retorno Ajustado ao Risco nas Operações de Crédito (RAROC), que permite avaliar em que medida os clientes poderão honrar os seus compromissos de crédito. A nossa investigação tem como objetivo geral avaliar o risco de crédito concedido aos clientes pelas instituições financeiras, especialmente na vertente do crédito às empresas. O trabalho tem ainda por objetivos específicos mostrar a relevância de uma boa gestão do risco de crédito numa instituição bancária e os modelos utilizados para avaliar o risco, com enfoque no crédito às empresas. Estes objetivos são suportados pela elaboração de um estudo empírico, através da aplicação do modelo RAROC, a partir de uma carteira teórica de crédito, sendo possível, a partir dessa análise, avaliar e identificar os créditos que poderão ser concedidos e aqueles em que a probabilidade de incumprimento desaconselha a sua concessão. A utilização do RAROC permite aos gestores de crédito percecionar que operações serão efetivamente criadoras de valor para a instituição e aplicar as medidas corretivas necessárias no vasto e complexo universo do crédito bancário.
- Os fatores de atratividade dos centros comerciaisPublication . Teixeira, Soraia Alexandra Silva; Neves, CidáliaDado o alto nível de competitividade entre os centros comerciais e as exigências e altas expectativas por parte dos consumidores, estes tendem a ser seletivos e preferir os que mais suprem os seus desejos e necessidades. Desta forma, é fundamental entender as razões pelas quais os consumidores visitam as superfícies e o que mais valorizam aquando da decisão da visita, de forma a que os centros comerciais possam tirar melhor proveito deste conhecimento para melhorar a sua atratividade perante os seus consumidores. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores de atratividade dos centros comerciais em Portugal. De forma a responder ao objetivo desta investigação, foi realizada uma revisão de literatura centrada em três temas: o comportamento do consumidor, as motivações e preferências das visitas aos centros comerciais e, por último, o mall image. Após adotada uma metodologia quantitativa e como técnica de recolha um inquérito por questionário em que a amostra foi não aleatória por conveniência, foram recolhidas 101 respostas válidas de forma a avaliar a atratividade dos centros comerciais. Assim, após a análise dos dados, foi possível concluir que os fatores de atratividade face aos centros comerciais são: layout, lojas, entretenimento e design, ambiente e localização e, por fim, comodidades. Foi também possível concluir que existem algumas diferenças significativas no grau de importância atribuído a estes fatores de atratividade consoante a idade, bem como algumas diferenças significativas na preferência dos atributos na hora de escolher que centro comercial visitar.