Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objeto de estudo foi a agĂȘncia de turismo de aventura Road Book Adventure sediada em
Paredes, na Zona do Porto. A empresa criada em 2015 possui dois segmentos de mercado
pois oferece a pequenos grupos passeios guiados ou livres Ă s vilas e parques naturais de
Portugal e promove expediçÔes a Marrocos especificamente no deserto do Saara. Ă
oferecido ao cliente como parte do serviço a condução de carros clåssicos modificados
para suportar aventuras, nomeadamente o veĂculo Renault 4L.
O objetivo deste projeto profissional foi a criação de um Plano de Negócio que
possibilitasse a elucidação sobre a opiniĂŁo dos clientes a respeito das experiĂȘncias
promovidas pela empresa, a descoberta dos melhores canais para atrair leads e o
desenvolvimento de propostas para ajudar a Road Book a atrair, converter e encantar mais
clientes. Para tanto foram utilizadas as AnĂĄlises PEST e SWOT. Na fase inicial a AnĂĄlise
PEST proporcionou uma macrocompreensĂŁo do ambiente polĂtico, econĂłmico, social, legal
de Portugal visto que os clientes poderiam ser locais ou internacionais. Foi um bom ponto
de partida para estruturar as principais ideias e opçÔes de investimento. Logo em seguida a
Anålise SWOT de simples execução, foi uma escolha acertada pois a Road Book é uma
pequena empresa com pouco poder e interesse de investimento. A anĂĄlise aponta os
fatores internos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Depois foi realizada uma entrevista com seis clientes, em formato de pesquisa de
satisfação, para descobrir entre outras coisas formas de melhorar a experiĂȘncia
proporcionada pela empresa.
Como resultados, acredita-se que os melhores canais tĂȘm sido o passa-a-palavra e as feiras,
mas deve-se concentrar algum esforço nos canais digitais, como o website, as redes sociais,
o TripAdvisor e o AirBnb Experiences de forma complementar. Além disso foram
sugeridas açÔes operacionais para o desenvolvimento da Road Book e feito um cronograma
de implementação, com o propósito de atingir os objetivos definidos.
Description
Keywords
Turismo Turismo rural Plano de negĂłcios