Publication
Sondagens versus censos : uma primeira discussão do conhecimento matemático para ensinar organização e tratamento de dados
dc.contributor.author | Ribeiro, Carlos Miguel | |
dc.contributor.author | M. L. Martins, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T10:48:59Z | |
dc.date.available | 2023-10-02T10:48:59Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Aos professores – actuais ou futuros – cumpre um saber/conhecer mais do que apenas o conteúdo na óptica do utilizador (saber se algo está correcto ou não), encarado como um saber fazer. Devem possuir também um conhecimento específico da profissão que exercem, conhecimento esse que se relaciona com o saber ensinar a fazer. Neste texto abordamos e analisamos uma conceptualização sobre o tipo de conhecimento de que, enquanto professores de matemática, necessitamos para ensinar (Conhecimento Matemático para o Ensino), contextualizando-a ao domínio de Organização e tratamento de dados, debatendo, em concreto quais as implicações, na posterior exploração das tarefas, entre efectuar um censo e uma sondagem (estudar uma amostra significativa da população em estudo). Terminamos com algumas implicações e potencialidades deste tipo de abordagem para o ensino/formação de professores, discutindo, também, enquanto formadores de professores, as exigências que essas potencialidades nos acarretam. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46924 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Didáctica da matemática | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento matemático para o ensino | pt_PT |
dc.subject | Sondagens | pt_PT |
dc.subject | Censos | pt_PT |
dc.subject | Amostragem | pt_PT |
dc.subject | Mathematics education | pt_PT |
dc.subject | Mathematical knowledge for teaching | pt_PT |
dc.subject | Census | pt_PT |
dc.subject | Survey | pt_PT |
dc.subject | Sampling | pt_PT |
dc.title | Sondagens versus censos : uma primeira discussão do conhecimento matemático para ensinar organização e tratamento de dados | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 50 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Exedra | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Fernando Manuel Lourenço | |
person.identifier | 0000000070715256 | |
person.identifier.ciencia-id | 8512-5BB4-6DFD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1812-2300 | |
person.identifier.rid | AAK-6934-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57217191490 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 03A-Miguel-Ribeiro_Fernando-Martins_pp_33-50.pdf
- Size:
- 345.75 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: