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Advisor(s)
Abstract(s)
Aos professores – actuais ou futuros – cumpre um saber/conhecer mais do que
apenas o conteúdo na óptica do utilizador (saber se algo está correcto ou não), encarado
como um saber fazer. Devem possuir também um conhecimento específico da profissão
que exercem, conhecimento esse que se relaciona com o saber ensinar a fazer. Neste
texto abordamos e analisamos uma conceptualização sobre o tipo de conhecimento de
que, enquanto professores de matemática, necessitamos para ensinar (Conhecimento
Matemático para o Ensino), contextualizando-a ao domínio de Organização e tratamento
de dados, debatendo, em concreto quais as implicações, na posterior exploração das
tarefas, entre efectuar um censo e uma sondagem (estudar uma amostra significativa da
população em estudo).
Terminamos com algumas implicações e potencialidades deste tipo de abordagem
para o ensino/formação de professores, discutindo, também, enquanto formadores de
professores, as exigências que essas potencialidades nos acarretam.
Description
Keywords
Didáctica da matemática Conhecimento matemático para o ensino Sondagens Censos Amostragem Mathematics education Mathematical knowledge for teaching Census Survey Sampling
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra