Repository logo
 
Publication

A avaliação da criança em creche: as narrativas de aprendizagem

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.authorMonteiro, Diana Rafaela Simões
dc.date.accessioned2019-06-26T11:02:32Z
dc.date.available2019-06-26T11:02:32Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractQuando se aborda o processo de avaliação, a tónica assenta, na maioria das vezes, nas aprendizagens alcançadas pela criança. Contudo, a aprendizagem em si, não é o mais importante no processo de avaliação, sendo por isso, necessário, repensar este processo. Para combater a ideia de que avaliar é um conjunto de check-lists ou ideias pré-definidas, surgiu a necessidade de aprofundar conhecimentos nesta área, o que originou o presente trabalho. O estudo apresentado foi realizado ao longo da prática educativa em contexto de estágio de creche, durante o percurso em Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este teve como objetivo, demonstrar uma forma de se efetivar a avaliação em creche, recorrendo a um instrumento de avaliação dinâmico, que permite a partilha de informação de todos os intervenientes que constam no processo de avaliação (crianças, educadora, pais). Com o intuito de encontrar respostas de acordo com o objetivo proposto, a educadora cooperante foi auscultada acerca das suas conceções relativamente à sua prática avaliativa e também sobre o instrumento de avaliação utilizado no estudo, as Narrativas de aprendizagem. Foram elaboradas oito narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças feita pela educadora estagiária. A utilização das narrativas de aprendizagem permite que o educador estabeleça vínculos com as crianças e com as famílias, levando à consciencialização do processo de aprendizagem por parte de ambas, à consideração da opinião das famílias neste processo e à motivação das crianças num novo desafio. Assim, foi possível concluir que, através deste instrumento, a avaliação é um processo fulcral para o bem-estar da criança, uma vez que facilita a reflexão das práticas usadas pela educadora e, se necessário, que a mesma reajuste ou adote novas práticas.pt_PT
dc.identifier.tid202255395pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29045
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectNarrativas de Aprendizagempt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.titleA avaliação da criança em creche: as narrativas de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DIANA_MONTEIRO.pdf
Size:
6.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: